O que fazer se o iPhone ou iPad não ligar? Conheça as soluções

O que fazer se o iPhone ou iPad não ligar? Conheça as soluções

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 26 de Agosto de 2021 às 19h40
Imagem: Lorenzo Rui/Unsplash

Se o seu iPhone ou iPad parou de ligar, está na hora de acionar o botão de alerta. Embora sejam dispositivos confiáveis, ambos não estão livres de apresentar este defeito.

Esse caso pode ser bastante frustrante para o usuário por, muitas vezes, envolverem custos financeiros para consertá-lo — além do estresse psicológico devido à preocupação sobre dados, fotos e outros arquivos.

No entanto, antes de entrar em pânico, é preciso entender quais motivos que levam ao iPhone ou iPad parar de ligar e quais são os métodos indicados para tentar salvá-lo antes de recorrer a uma assistência técnica.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por que o iPhone/iPad parou de ligar?

Existem algumas razões pelos quais um iPhone ou iPad simplesmente para de ligar. Separamos, abaixo, uma lista com as situações mais comuns.

1. Falha da bateria

A bateria dos aparelhos eletrônicos possuem um tempo estimado para sua total degradação. É bastante provável que seu iPhone ou iPad esteja com esta peça comprometida, impossibilitando o uso normal do aparelho. O mau funcionamento da bateria costuma apresentar sintomas como:

  • Dispositivo esquenta de forma excessiva com o uso.
  • A carga cai rapidamente.
  • Delisgamentos inesperados.

Confira nosso artigo mais detalhes sobre possíveis problemas de bateria no iPhone.

2. Danos físicos

Seu iPhone cai constantemente da sua mão? Além de colocar em risco a tela e a carcaça do aparelho, impactos bruscos podem fazer o aparelho parar de funcionar. Se sua tela estiver danificada, tente ligar para o aparelho para saber se o display ainda é capaz de emitir luz na tela. Caso ele toque ou vibre, é bem provável que você precise trocá-lo.

Danos causados pela água também entram nessa lista. É importante frisar que, apesar de os iPhones serem resistente à água, eles possuem um limite para evitar que uma quantidade de líquido invada os componentes internos. Uma vez que o iPhone ou um iPad esteja encharcado por dentro, seu aparelho deverá parar de responder.

3. Erros de software

Problemas de software são menos comuns, porém são passíveis de erros e podem interromper o funcionamento do iPhone ou iPad. A forma mais comum disto acontecer é quando uma atualização é interrompida, seja pela ação do usuário ou por descarregamento da bateria.

O que fazer se não ligar?

1. Coloque o aparelho no carregador

O primeiro pensamento quando um iPhone ou iPad não liga é de que o aparelho está descarregado. Ao conectar em um carregador, aguarde cerca de 60 minutos até ativar novamente e voltar a funcionar.

Caso não haja resposta, tente utilizar um carregador diferente e, ainda, conectá-lo em um computador. É possível que o próprio carregador esteja com problemas, então, basta substituí-lo.

2. Tente uma reinicialização forçada

Uma das opções para tentar reviver seu iPhone ou iPad é força-lo a reiniciar por métodos bruscos. Confira o modelo do seu aparelho e siga os passos abaixo:

  • iPhone 6s ou anterior, iPad com botão de Início ou iPod touch (6ª geração ou anterior): aperte e segure os botões de "Ligar/Desligar" e o "Home" simultaneamente. Não solte ao ver o símbolo da Apple.
  • iPhone 7, 7 plus ou iPod touch (7ª geração): aperte e segure os botões "Ligar/Desligar" e de diminuir o volume simultaneamente. Não solte ao ver o símbolo da Apple.
  • iPhone 8 ou posterior: pressione e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Em seguida, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume.
  • iPad com Face ID: pressione e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Em seguida, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume. Mantenha pressionado o botão superior até o dispositivo reiniciar.

3. Restaure o aparelho para as configurações de fábrica

Se você tentou reiniciar forçadamente seu aparelho Apple e não conseguiu iniciar o sistema, é indicado que realize a restauração para as configurações de fábrica.

É importante lembrar que esta etapa limpa todas as informações contidas no iPhone ou iPad. Portanto, confira se o backup pelo iCloud estava ativado ou de ter realizado diretamente por um Mac/PC com Windows.

A seguir, conecte o aparelho a um Mac ou PC com Windows e iTunes atualizado. Depois, o Finder (macOS Catalina ou superior) ou o iTunes (macOS Mojave ou inferior; PCs). Por fim, clique em "Modo de Recuperação".

Após realizar estes passos, você deverá realizar uma das ações abaixo (correspondente ao modelo do seu aparelho):

  • iPhone 6s ou anterior, iPad com botão de Início ou iPod touch (6ª geração ou anterior): aperte e segure os botões de "Ligar/Desligar" e o "Home" simultaneamente. Não solte ao ver o símbolo da Apple, mantenha pressionados até a tela do modo de recuperação aparecer na tela.
  • iPhone 7, 7 plus ou iPod touch (7ª geração): aperte e segure os botões "Ligar/Desligar" e de diminuir o volume simultaneamente. Não solte ao ver o símbolo da Apple, mantenha pressionados até a tela do modo de recuperação aparecer na tela.
  • iPhone 8 ou posterior: pressione e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Em seguida, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume. Por fim, mantenha pressionado o botão lateral até a tela do modo de recuperação surgir.
  • iPad com Face ID: pressione e solte rapidamente o botão de aumentar o volume. Em seguida, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir o volume. Mantenha pressionado o botão superior até o dispositivo reiniciar. Continue pressionando o botão superior até que entre em modo de recuperação.

Pronto! Basta seguir as instruções na tela do computador para atualizar ou restaurar (e apagar todos os dados). Fique atento a todo processo, caso você note travamento e demora para finalizar a tarefa, tente repetir este método.

4. Entre em contato com o suporte da Apple

Se você não obteve resposta do seu iPhone ou iPad seguindo os métodos acima, a melhor solução é buscar suporte da Apple. Utilizando um Mac ou PC, você pode entrar no site da companhia ou ligar para o telefone 0800 761 0880. A Apple deverá te encaminhar para uma Apple Store no Brasil, num Centro de Serviço de Autorizado ou programar um envio do dispositivo por correio para efetuar reparo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.