Como checar a saúde da bateria do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 31 de Maio de 2021 às 15h35
Imagem: Rawpixel/Envato Elements

Desde o iOS 11, a Apple disponibiliza nos ajustes do iOS informações sobre a bateria com o intuito de ser mais transparente sobre a saúde do componente e como isso pode influenciar a performance do aparelho.

A capacidade estimada da bateria explica se ela pode alcançar um pico de desempenho, além do próprio sistema operacional passa a informar ao usuário se o seu dispositivo está sendo prejudicado devido a uma bateria degradada. O que ocorre é que o gerenciamento de desempenho se antecipa a problemas relacionados à degradação do componente de energia, principalmente quando o sistema operacional tiver um desligamento inesperado.

Outros fatores também podem afetar o desempenho da bateria, como novos recursos que acompanham o sistema em novas atualizações, uso constante das ferramentas de localização (GPS), instalação de software beta, entre outros.

Além isso, o iOS também é mais inteligente no que refere a controle de fluxo quando o dispositivo estiver no carregador. O recurso de carregamento otimizado faz com que ele aprenda sua rotina de carga e uso do iPhone, evitando desgastes da bateria.

Importante: se você for um usuário de iPhone 11, 11 Pro ou 11 Pro Max, é possível que precise realizar a recalibragem da bateria para resolver erros de descarregamento inesperado, redução de desempenho e corrigir o percentual exato da bateria.

Confira, neste artigo, como checar a saúde da bateria do iPhone, como desativar a função de gerenciamento de desempenho e como gerenciar o uso do componente de energia no aparelho.

Verificando a saúde da bateria

Para encontrar a seção que dá informações sobre a saúde da bateria do iPhone, vá ao app "Ajustes" > "Geral" > "Bateria" > "Saúde da Bateria". Nesta tela, a leitura da Capacidade Máxima fornece uma estimativa da produtividade total que a bateria suporta (isto é, sua vida útil).

Confira a saúde da bateria e se precisa tomar providências em relação ao seu desgaste - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se o dispositivo for novo, ele deve mostrar que o aparelho está com 100% da capacidade, ou algo muito próximo disso. Uma capacidade com valores menores significa que a bateria não segurará uma carga completa pelo mesmo tempo de antes.

Abaixo, há a seção intitulada "Capacidade de Desempenho Máximo", que indica se a bateria está permitindo o iOS a entregar o máximo de performance, ou se a degradação da bateria está comprometendo essa tarefa. Neste caso, com a bateria degradada, o iPhone ativará a funcionalidade de gerenciamento de desempenho, que reduz a capacidade do aparelho e evite desligamento inesperado.

Usuários do iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max verificação nesta seção uma mensagem sobre a recalibração do componente. O processo é automático e pode levar algumas semanas para ser concluído. Caso seja bem-sucedido, o aviso irá ser removido e tanto desempenho quanto o percentual de capacidade serão normalizados.

Desativando o gerenciamento de desempenho

Caso o iPhone tenha desligado inesperadamente, o iOS exibirá uma mensagem informando algo como “este iPhone sofreu um desligamento inesperado porque a bateria não conseguiu fornecer a capacidade máxima necessária. O gerenciamento de desempenho foi ativado para prevenir isto de acontecer novamente”. Este recurso desacelera o processador dinamicamente para reduzir as demandas da capacidade máxima da bateria.

Pode-se, ainda, simplesmente desativar a diminuição da potência, que é uma nova opção oferecida pelo iOS. Para desativar, vá para a seção “Saúde da Bateria”, toque no botão para “Desativar”, que aparece ao final da mensagem no campo Capacidade de Desempenho Máximo (ele deve estar destacado em azul, então é fácil reconhecer).

Após esta opção ser escolhida, a seguinte mensagem será exibida: “Este iPhone sofreu um desligamento inesperado porque a bateria não conseguiu fornecer a capacidade máxima necessária. Você desativou manualmente as proteções de gerenciamento de desempenho”.

Vale ressaltar que, uma vez desabilitado, o gerenciamento de desempenho não pode ser reativado. Isso significa que o aparelho não sofrerá diminuição em sua potência até a próxima vez que o dispositivo for desligado, já que a bateria não poderá fornecer capacidade máxima suficiente.

O iPhone ainda ativará automaticamente o gerenciamento de desempenho quando ocorrer um desligamento inesperado, ou seja, se você não quiser experimentar a diminuição na potência do aparelho, precisará ir novamente à seção de "Saúde da Bateria" e repetir todo o processo após esse evento.

Se não é do seu interesse que o dispositivo seja desacelerado, é recomendado obter uma substituição de bateria física. Para isso, recomendamos que você entre em contato com a Assistência Técnica da Apple para agendar um serviço de reparação. É bastante recomendável procurar os serviços oficiais da empresa da maçã e evitar terceiros que ofereçam troca deste componente.

Para iPhone XS, XS Max, XR e posterior, baterias não genuínas que forem instaladas no aparelho não terão nenhum aviso sobre a saúde do componente. Essa condição da Apple visa proteger o próprio usuário, evitando possíveis acidentes que coloquem em risco sua integridade física e a do dispositivo.

Gerenciando o uso da bateria

Para verificar quais apps estão usando mais consumindo energia no aparelho, ou se você desconfia de que o vilão seja o próprio sistema, vá para os "Ajustes" > "Geral" > "Bateria". Confira o relatório completo o uso em 24 horas e nos últimos 4 dias.

Além disso, veja quando foi carregado pela última vez até 100% e, abaixo, a lista de aplicativos que mais consomem carga e sua atividade do dispositivo. É importante verificar essa lista caso esteja desconfiado de que há algum app consumindo mais bateria do que deveria.

Verifique o relatório de atividade por aplicativo nos ajustes do iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Por fim, ainda na seção "Bateria", você pode acionar o "Modo Pouca Energia" quando quiser para obter mais um tempo de carga no aparelho. O recurso diminui as atividades de forma temporária em segundo plano, até que o iPhone seja completamente carregado.

Caption

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.