Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer a bateria do iPhone durar mais

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Fevereiro de 2022 às 15h05

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Os celulares se tornaram parte do cotidiano das pessoas e, com o passar do tempo, é comum que alguns modelos passem a não reter a bateria como devem. Por isso, é essencial modificar alguns ajustes e recursos do iPhone para fazer a bateria durar mais.

Algumas atualizações do iOS também podem consumir mais carga do smartphone que o comum. Se você está notando um gasto excessivo de bateria, o Canaltech separou 11 dicas que podem fazer com que o componente de energia dele dure um pouco mais. Confira abaixo!

1. Visualize os apps que mais usam bateria

Continua após a publicidade

O iOS conta com um recurso nativo que exibe em que período do dia quais apps estão consumindo mais bateria. Desta maneira, é possível evitar usar esses apps quando você sabe que precisará ficar um tempo sem carregar o celular, ou até mesmo desinstalá-los, em caso de necessidade.

Para acessar esta informação, abra o app "Ajustes", selecione o item "Bateria". Feito isso, será possível visualizar um gráfico de consumo, indicando qual app está consumindo mais energia. Ainda nessa seção, você pode checar a saúde da bateria do smartphone.

2. Limite o uso de widgets

Continua após a publicidade

A função de widgets na tela inicial foi uma das maiores novidades do iOS, porém, estes recursos visuais podem consumir bastante a bateria do seu celular, especialmente aqueles atualizados constantemente pela internet ou são baseados na sua localização.

Para evitar este tipo de problema, mantenha na sua tela inicial apenas os widgets que você usa constantemente.Para removê-los, basta pressionar o dedo em cima do widget ate surgir as opções de ajustes. Por fim, toque em "Remover Widget".

3. Limite as notificações

Continua após a publicidade

Um dos recursos que pode ser um grande responsável pelo alto consumo de bateria são as notificações. Isso acontece porque, além de acender a tela constantemente para exibi-las, processos em background podem realizar verificações constantes que, eventualmente, acabam consumindo mais bateria.

Para alterar essas configurações, acesse “Ajustes”, clique em “Notificações” e faça o ajuste de todos os apps que você recebe notificação, para garantir que só receberá as mais importantes. Para cada app, você ainda pode desativar banners, sons, avisos e outras opções.

4. Evite usar o iPhone enquanto ele carrega

Continua após a publicidade

Evite ao máximo usar o seu celular por longos períodos enquanto ele está carregando. Você pode usá-lo de vez em quando, e isso não apresenta nenhum risco, porém, longos usos, especialmente de aplicações que exigem mais da CPU podem fazer com que ele esquente demais.

O superaquecimento da bateria pode fazer com que o celular carregue de forma mais lenta. Então, opte por esperar até que o celular esteja com uma alta porcentagem de carga para voltar a utilizá-lo novamente.

5. Use Wi-Fi sempre que possível

Quando o seu celular não está conectado em uma rede Wi-Fi, ele ficará em constante busca até encontrar uma rede de dados móveis, e isso pode fazer com que ele acabe consumindo muita energia no processo.

Continua após a publicidade

Se você está na estrada, viajando, ficará sem sinal e já sabe disso, opte por habilitar o “Modo avião” no celular. Assim, ele não consumirá uma grande quantidade de energia para procurar a torre de sinal mais próxima.

Para os usuários de modelos do iPhone 12 que possuem a tecnologia 5G, talvez sejam necessários alguns ajustes extras para adequá-lo de modo a economizar energia do aparelho.

6. Não feche os aplicativos que já estão abertos

Continua após a publicidade

Ao contrário do que aparenta, forçar a fechada de todos os aplicativos abertos no seu celular não é uma boa prática. Toda vez que um app é aberto, é necessário um maior gasto de energia para a CPU inicializá-lo. Se o app já está aberto, ele não precisará ser inicializado novamente, o que, ao longo do dia, pode impactar em um consumo mais baixo de energia.

7. Desabilite os serviços de localização

Alguns apps acabam utilizando a sua localização precisa para melhorar dicas e sugestões. Porém, nem todos eles realmente precisam estar com essa função habilitada, pois ela pode acabar consumindo mais bateria que o usual.

Continua após a publicidade

Para desabilitar esta função, acesse “Ajustes”, selecione o item “Privacidade”, clique em “Serviços de localização” e desabilite a função “Serviços de Localização” para todos os apps. Também é possível abrir os apps e realizar a configuração manualmente.

8. Mantenha os apps e o iOS atualizados

Outra dica para fazer a bateria durar mais é manter sempre os aplicativos e o sistema operacional atualizados. Um update pode trazer melhorias no consumo de energia, além de resolver falhas de segurança, trazendo uma maior garantia de privacidade dos seus dados para o seu dispositivo.

Continua após a publicidade

Para garantir as atualizações dos apps, abra o aplicativo Ajustes, toque em "App Store" e habilite a opção para "Atualização de Apps". Para manter o iOS atualizado, basta voltar às opções do app Ajustes, ir em "Geral" > "Atualização de Software" > "Atualizações Automáticas" e manter a opção ativada.

9. Desative o brilho automático

A tela é um dos componentes que mais drena a energia do seu telefone. No caso dos iPhones, o Brilho Automático pode estar ativado e deixar o brilho da tela em um nível maior do que o necessário, gastando mais energia.

Continua após a publicidade

O ideal é que você mesmo ajuste o brilho, tentando manter o mais baixo possível, de modo que ainda consiga enxergar o conteúdo exibido. Para desativar o recurso, abra o app "Ajustes", vá em "Tela e Brilho" e desative a opção "Automática".

10. Desabilite atualizações em segundo plano

As atualizações em segundo plano são responsáveis por manter o sistema de multitarefas do celular funcionando. Como o iOS costuma congelar apps que não são utilizados, sempre que o sistema prevê que você pode abrir um, a atualização em segundo plano é executada.

Continua após a publicidade

Para desabilitar esta função e economizar bateria, acesse “Ajustes”, selecione o item “Geral” e toque em “Atualização em 2º plano”. Na aba seguinte, você pode desabilitar este recurso somente para alguns. Para desativar completamente, entre em "Atualização em 2º plano" e toque em "Desativado".

11. Ative o Modo Escuro

Umas das formas mais efetivas de economizar bateria no iPhone é ativar o Modo Escuro. No entanto, apenas os modelos de smartphone Apple que possuem a tela com tecnologia OLED, ou Super Retina e Super Retina XDR, podem se beneficiar dessa dica devido a sua capacidade de inativar os pixels correspondentes à cor preta — ao invés de exibi-las como nos modelos com a tela Retina.

Confira a lista, abaixo, de iPhones que possuem a tela com tecnologia OLED:

Para ativar o Modo Escuro, basta abrir a Central de Controle, pressionar com o dedo a barra controladora do brilho e tocar em "Modo Escuro". Vale lembrar que outros modelos não apresentam economia de bateria significativa com esse recurso.