Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Todas as novidades do novo iOS 14.5

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2021 às 18h05

Link copiado!

Reprodução: Omid Armin/Unsplash
Reprodução: Omid Armin/Unsplash

Após várias versões experimentais, a Apple finalmente liberou a versão estável do iOS 14.5 para iPhone com novidades bastante aguardadas pelos usuários. Nesta atualização, a empresa da Maçã não economizou com a implementação de recursos, principalmente para os setores de privacidade e segurança.

Além disso, há diversas mudanças em funcionalidades dos aplicativos nativos, novos emojis, recalibração da saúde da bateria, suporte ao AirTag, ajustes de desempenho e muito mais.

Preparamos uma lista com todas as novidades para você ficar por dentro das atualizações trazidas pela Apple no iOS 14.5.

Continua após a publicidade

iOS 14.5: alerta de Rastreamento de aplicativos

O novo recurso de antirrastreamento da Apple, ou ou App Tracking Transparency (ATT), chegou como uma das novidades mais aguardadas pelo usuário. O recuros já causou bastante polêmica ao ser anunciado, e promete dar mais poder de controle sobre a coleta de dados para fins de publicidade direcionada.

Para saber quais apps estão rastreando você, acesse "Ajustes" > "Privacidade" > Rastreamento" e gerencie a lista de permissão.

Continua após a publicidade

Os aplicativos também devem apresentar na App Store quais informações são coletadas e, ao ser instalado, exibir um pop-up para pedir permissão ao usuário sobre o rastreamento dessas informações e atividades.

iOS 14.5: compatibilidade com o AirTag

O AirTag já está presente entre nós e a Apple finalmente trouxe a compatibilidade do acessório junto ao aplicativo Buscar. Agora, basta atualizar seu dispositivo Apple e aproveitar o recurso de direcionamento do acessório para encontrar objetos pessoais.

Continua após a publicidade

iOS 14.5: Siri diversificada e mais inteligente

A Siri recebeu novos recursos no iOS 14.5 e conta com opções de vozes femininas e masculinas mais naturais. Para isso, a Apple desenvolveu uma nova mecânica neural de texto para suavizar a reposta e tornar a assistente de voz menos mecânica.

E, devido às políticas de inclusão e diversidade da Apple, o iPhone deixou de ter a voz feminina como padrão. Na tela inicial do iPhone, o usuário tem opção para escolher o "gênero" da Siri. Por enquanto este recurso está disponível apenas nos Estado Unidos e não tem previsão de vir para o Brasil.

Outra novidade trazida pela Apple é a possibilidade de atender ligações com a Siri com os AirPods de 2ª geração e Beats. Basta ir em "Ajustes" > "Telefone" > "Anunciar ligações", habilitar a função e gerenciar as chamadas com a voz dizendo apenas "atender" ou"recursar".

Continua após a publicidade

iOS 14.5: Fitness+ com AirPlay 2

O Fitness+, app e serviço da Apple para exercícios físicos, terá suporte ao padrão AirPlay 2 para transmissão de conteúdo a partir de smart TVs.

Continua após a publicidade

Anteriormente, a prática de exercícios pelo Fitness+ era limitada à exibição das demonstrações nos próprios aparelhos — iPhone, iPad ou Apple TV. A atualização expande o leque de possibilidades e adiciona mais dispositivos para a lista de compatibilidade.

iOS 14.5: Face ID com máscara

A necessidade de utilizar máscaras em ambientes compartilhados complicou a vida de quem dependia do Face ID para desbloquear o celular. Uma das novidades incluídas no sistema é a integração do Apple Watch aos métodos de autenticação do iPhone.

Para acessá-a, basta ir em "Ajustes" > "Face ID e Código" e habilitar seu smartwatch para desbloquear o iPhone quando você estiver usando máscara.

Continua após a publicidade

Assim, a combinação do uso do Apple Watch o reconhecimento facial avançado do iPhone permite que o usuário seja identificado mesmo com parte do rosto coberto por uma máscara e desbloqueie a tela do celular como faz normalmente — não será mais preciso colocar o acessório no queixo para mexer no celular, viu?

iOS 14.5: novos emojis

Para deixar as conversas mais dinâmicas, o iOS 14.5 adicionou centenas de novos emojis. São 217 novas figuras para aumentar as possibilidades nas conversas.

Continua após a publicidade

iOS 14.5: novidades em Música, Podcasts e Audiolivros

O aplicativo Música é o reprodutor padrão da Apple, porém, agora a Siri poderá reconhecer os seus hábitos e, antes de abrir uma música, escolher o seu reprodutor musical favorito. Por exemplo, se você é assinante do Spotify, a música que escolher começar a ser reproduzida diretamente neste app. A novidade também vale para aplicativos que reproduzem podcasts e e audiolivros.

A Apple também trouxe atalhos para adicionar músicas às filas de reprodução. O gesto de “deslizar para os lados” recebeu novas opções para adicionar uma música na fila, excluí-la da lista ou baixá-la no aparelho.

Continua após a publicidade

Outra novidade são os City Chats, uma lista de músicas mais ouvidas em cidades do mundo inteiro. Você pode conferir a lista das cidades disponíveis e saber o que está fazendo mais sucesso em cada uma e seguir os locais favoritos.

iOS 14.5: novos recursos do Mapas 

Continua após a publicidade

O Mapas ganhou novos recursos importantes e mostrou que a Apple aprendeu bem com a concorrência. Agora, é possível relatar ocorrências de trânsito no aplicativo, como acidentes, alerta de buracos na via ou cuidados com radares de velocidade. A Siri também está bem integrada à novidade, basta dizer "E aí, Siri" para pedir informações sobre acidentes, radares ou alertar um perigo.

Ainda estamos aguardando que essa novidade chegue aqui no Brasil. Por enquanto, apenas usuários dos Estados Unidos contam com este recurso no iOS 14.5.

iOS 14.5: outras novidades 

Continua após a publicidade

Lembretes

Se você tem bastante tarefa no aplicativo Lembretes, no iOS 14.5 a Apple deu liberdade ao usuário para organizar a lista da forma como preferir e adicionou recurso para imprimir a lista remotamente.

Compatibilidade com novos consoles

Os fãs de game poderão utilizar os controles do PlayStation 5 e Xbox Series X e S no iPhone.

Correção de falhas

A Apple ouviu os usuários e corrigiu incômodos bugs do sistema, como brilho reduzido, tela esverdada, entre outros problemas.

Tradutor

O Tradutor trouxe um recurso útil, principalmente para quem estuda novas línguas. Agora, é possível reduzir ou aumentar a velocidade do ditado, facilitando a compreensão do texto traduzido.

Saúde da bateria

A recalibragem em iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max veio com a nova atualização do sistema. O aplicativo Saúde da Bateria ganhou esse recurso para corrigir possíveis falhas no componente destes dispositivos e entregar capacidade de desempenho máximo ao usuário.

iOS 14.5: Instalando o novo sistema

O iOS 14.5 está disponível para o iPhone 6s ou mais recente. Antes de tudo, recomendamos fazer um backup no seu dispositivo para garantir a preservação das informações e prevenir de falhas ou erros.

Para instalar a atualização diretamente do seu iPhone, basta entrar em "Ajustes" > "Geral" > "Atualização de Software". Nesta última tela, siga as instruções recomendadas para obter a atualização. Lembre-se de que é necessário estar com o iPhone carregado e ter espaço suficiente para a iniciar o upgrade do sistema.

Em um dispositivo Mac ou PC, conecte seu dispositivo por cabo USB e abra o Finder ou iTunes (para PC ou macOS de gerações anteriores). Um pop-up ou aviso de atualização deverá aparecer de forma automática. Se não aparecer, basta clicar em "Buscar Atualização".