Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 14 vs Android 11: pode copiar, só não faz igual

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Setembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

O iOS 14 é oficial, e o Android 11 também! A Apple anunciou o seu novo sistema operacional em junho, ao passo que o sistema do Google já chegou para os usuários finais desde o início de setembro. Dentre as novas funções do iOS 14, algumas chamaram atenção por serem recursos que já estavam presentes no Android desde 2013. Porém, dentre as novidades do Android 11, outras chamaram atenção por também já estarem presentes em versões anteriores do iOS.

Abaixo, você confere uma lista de quatro recursos que o iOS 14 “pegou emprestado” do Android e quatro recursos que o Android 11 também “pegou emprestado” do iOS!

Continua após a publicidade

iOS 14 vs. Android 11: widgets na tela inicial

A Apple manteve a tela inicial do iOS sem atualizações por bastante tempo, porém, com o iOS 14, os usuários agora podem adicionar widgets nela. Este recurso gráfico, que permite simplificar o acesso a programas e apps, já pode ser encontrado há bastante tempo em dispositivos Android.

iOS 14 vs. Android 11: Picture-in-Picture

Continua após a publicidade

A função Picture-in-Picture (PiP) não é nova em dispositivos da Apple, visto que ela já estava presente no iPad com o iOS 11. No entanto, com o iOS 14, os iPhones agora estão recebendo este recurso que já estava presente no Android 8.0.

Com ele, é possível reproduzir vídeos por cima de qualquer outro app que esteja aberto no sistema, além de oferecer suporte para as chamadas que você realiza no FaceTime, sem precisar mantê-lo com a tela cheia o tempo inteiro.

iOS 14 vs. Android 11: App Library

Continua após a publicidade

À medida que você vai instalando mais apps no seu iPhone, você pode acabar se deparando com uma grande quantidade de abas na tela inicial. Com a função “App Library”, o iOS 14 organiza automaticamente os apps em grupos similares, assim como a função “Gaveta de apps”, presente no Android.

iOS 14 vs. Android 11: usar apps de terceiros como “Padrão”

O iOS 14 finalmente permitirá que os usuários escolham seus próprios aplicativos de e-mail e navegador “padrão”, em vez de terem que usar sempre o Mail, ou o Safari, algo já permitido em dispositivos Android.

Continua após a publicidade

Porém, este recurso não está disponível ainda para apps como o Apple Maps, ou o Apple Music. Estes ainda continuam sendo o “padrão” e não podem ser alterados.

iOS 14 vs. Android 11: gravação nativa de tela

A função de gravar a tela do celular de forma nativa é uma das principais funções do Android 11 que o iOS já possuía. Ela já esteve presente na versão beta do Android 10, mas foi retirada da versão final. Agora ela é finalmente lançada para dispositivos com o Android 11.

Continua após a publicidade

iOS 14 vs. Android 11: nova interface para captura de tela

Além de gravar tela nativamente, o Android 11 também traz uma interface de tela parecida com a do iOS 11 quando realiza uma captura de tela. Agora você pode alternar as ferramentas de edição e realizar mais ações do que as opções disponíveis na seção de notificações.

Continua após a publicidade

iOS 14 vs. Android 11: controles multimídia aprimorados

Com a nova versão do Android 11, o Google anunciou um recurso que permite trocar o dispositivo que a mídia está sendo reproduzida. Caso você esteja ouvindo uma música em um fone de ouvido e quiser alternar a reprodução para um alto-falante, agora é possível.

Este recurso funciona de forma similar no AirPlay, porém, este app possui muitas opções de compartilhamento além de áudio.

Continua após a publicidade

iOS 14 vs. Android 11: permissões únicas

Este recurso do Android 11 permite que você informe a um aplicativo que ele pode acessar o microfone, câmera e localização apenas uma vez. Porém, esta função já estava disponível no iOS 13, lançado ano passado.

O Android 11 acabou trazendo uma nova opção para este recurso: caso você fique muito tempo sem utilizar um determinado app, o sistema operacional redefinirá todas as permissões concedidas, mantendo a segurança dos usuários.

Continua após a publicidade

iOS 14 vs. Android 11: smartphones compatíveis

Após o anúncio do iOS 14 na Worldwide Developers Conference (WWDC), que aconteceu em junho, a Apple confirmou que o sistema será lançado para modelos a partir do iPhone SE (1ª geração), até os modelos mais recentes. Abaixo você confere a lista completa:

O Android 11 já está disponível para a linha Pixel e alguns modelos selecionados da Xiaomi e Oppo. Você pode conferir a lista completa no link abaixo:

Continua após a publicidade