iPadOS 14 | Todas as novidades da nova versão do sistema da Apple para iPads
Por Diego Sousa |
A Apple anunciou no dia 22 de junho deste ano a nova geração do seu sistema operacional para iPads. No dia 16 de setembro de 2020, o iPadOS 14 chegou aos donos de iPad com algumas novidades trazidas iguais às oferecidas no iPhone, mas conta com novos recursos na Apple Pencil e melhor suporte para telas grandes. Saiba tudo sobre ele agora
- iOS 14: todas as novidades da nova versão do sistema da Apple
- iOS 14 | Saiba quais modelos do iPhone irão receber a atualização do sistema
- watchOS 7: nova versão do sistema traz rastreamento de sono e muito mais
iPadOS 14: modelos compatíveis
Os modelos recém-lançados iPad Air (2020) e iPad de 8ª Geração já chegam às lojas com o novo sistema de fábrica. Contudo, os modelos abaixo também são compatíveis com a nova versão:
- iPad Pro 12,9 polegadas (4ª geração);
- iPad Pro 11 polegadas (2ª geração);
- iPad Pro 12,9 polegadas (2ª geração);
- iPad Pro 12,9 polegadas (3ª geração);
- iPad Pro 11 polegadas (1ª geração);
- iPad Pro 12,9 polegadas (1ª geração);
- iPad Pro 10,5 polegadas;
- iPad Pro 9,7 polegadas;
- iPad de 7ª geração;
- iPad de 6ª geração;
- iPad de 5ª geração;
- iPad mini (5ª geração)
- iPad mini 4;
- iPad Air de 3ª geração;
- iPad Air de 4ª geração;
- iPad Air 2.
iPadOS 14: Apple Pencil mais inteligente
Companheiro inseparável do iPad, a Apple Pencil ganhou algumas melhorias que a deixaram ainda mais inteligente. Agora, o usuário pode escrever normalmente com a caneta, como se estivesse usando um caderno, e o sistema converte o material para texto digitado de forma instantânea.
A Apple afirma que esse recurso poderá ser usado, por exemplo, para responder a uma mensagem no iMessage ou pesquisar no Safari. Além disso, os detectores também reconhecerão números de telefone, datas e endereços.
A princípio, a função chamada Scribble terá suporte para inglês e chinês (tradicional e simplificado). É provável, porém, que ela também ganhe suporte para outros idiomas nos próximos meses.
iPadOS 14: experiência do iOS 14
O iPadOS 14 também traz uma experiência de usuário parecida com o recém-lançado iOS 14. Os ícones podem ser expandidos para oferecer mais informações — em um visual semelhante aos tiles do Windows Phone. A novidade também acompanha notificações de chamadas e mensagens mais discretas.
Também é possível adicionar um Conjunto Inteligente de widgets, que aproveita o "desempenho inteligente do próprio aparelho para mostrar os widgets que você precisa bem na hora em que precisa", segundo a Apple.
Outro recurso do iPadOS 14 é a possibilidade de encontrar aplicativos, acessar contatos, arquivos e outras informações através da barra de pesquisa. Mantendo um visual compacto, a boa notícia é que você poderá iniciar sua pesquisa de qualquer lugar, sem precisar sair do aplicativo atual. Não só a procura no iPad melhorou, mas também no navegador Safari, que agora fornece sugestões mais relevantes conforme o usuário digita.
iPadOS 14: realidade aumentada mais imersiva
Grande foco da Apple nos últimos anos, a Realidade Aumentada promete ficar ainda mais imersiva com o iPadOS 14. O sistema operacional vai oferecer o ARKit 4, kit de ferramentas que fornece uma API aos desenvolvedores para noções de profundidade mais precisas. Sendo assim, os criadores de apps e jogos poderão fazer medições corporais para testes virtuais mais precisos ou usar os sensores do iPad para "pintar" seu quarto.
iPadOS 14: outras novidades
- Recursos de privacidade: todos os aplicativos agora precisam obter permissão do usuário antes do rastreamento;
- Mensagens: usuários podem fixar as conversas no topo da lista de mensagens, acompanhar facilmente os tópicos e personalizar as conversas;
- Siri: agora a assistente virtual da Apple ajuda a encontrar respostas de toda internet e pode enviar mensagens de áudios;
- Google Maps: está mais fácil navegar e explorar novas rotas e guias selecionados;
- Home: o aplicativo Home facilita ainda mais o controle doméstico inteligente com novas sugestões de automação e controles expandidos no Centro de Controle para acesso mais rápido a acessórios e cenas;
- Safari: agora o Safari oferece um relatório de privacidade para que os usuários possam ver quais rastreadores entre sites foram bloqueados, monitoramento seguro de senhas e tradução interna para páginas da web;
- Acessibilidade: novidades para fones de ouvido, que amplificam sons suaves e ajustam o áudio para ajudar conteúdos a ficarem mais nítidos; linguagem de sinais no Group FaceTime; VoiceOver agora reconhece automaticamente o que é exibido visualmente na tela para ajudar pessoas com deficiência visual.