Android 11 lançado! Conheça todas as novidades da nova versão

Por Matheus Bigogno Costa | 08 de Setembro de 2020 às 14h00
Google

Após inúmeros meses de testes, o Android 11 é finalmente lançado para os consumidores finais. O sistema operacional do Google para dispositivos móveis chega com maior foco em privacidade e notificações.

Confira neste artigo as principais novidades que o sistema tem a oferecer!

Android 11: principais novidades

Dentre os destaques do novo sistema, estão uma seção específica das notificações para conversas, permissões de apps que expiram, enfoque em casa inteligente, atualizações diretamente no Google Play e muito mais. Veja os principais recursos a seguir.

Seção específica para conversas

As notificações de mensagens de qualquer app serão movidas para um espaço dedicado no Android 11. Isso torna mais fácil os usuários gerenciarem as suas conversas em um lugar apenas.

Agora as suas conversas ficam em uma seção específica do Android 11 (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Bubbles: notificações em formato de bolha

Este recurso foi originalmente visto na versão de testes do Android 10, mas não foi lançado na versão final. As bolhas de notificação funcionam parecidas com o Facebook Messenger, onde os usuários poderão manter conversas de mensageiros acessíveis na tela enquanto acessam outras telas.

Utilize as notificações de bolhas para acessar outras abas enquanto conversa com seus amigos (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Mensagens prioritárias

Agora você pode alterar a prioridade das mensagens que você recebe nas suas notificações. Para que você não perca a mensagem de contatos específicos, basta apenas marcá-lo como prioritário. Estas notificações serão exibidas mesmo que o celular esteja em modo “Não perturbe”.

Controles multimídia aprimorados

Os controles de reprodução de áudio e vídeo estão reformulados, facilitando até mesmo a troca de qual dispositivo a mídia será reproduzida. Caso você esteja ouvindo uma música em um fone de ouvido e quiser alternar a reprodução para um alto-falante, agora é possível.

Caso você esteja ouvindo uma música em um fone de ouvido, pode a reprodução para um alto-falante (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Histórico de notificações

Agora, todas as notificações podem ser descartadas, até mesmo as que estão em andamento, muito comuns em apps que rodam em segundo plano.

Se você perdeu uma notificação, pode acessá-la no "Histórico de notificações" (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Se você perdeu uma notificação importante, ou dispensou alguma sem querer e gostaria de acessá-la novamente, sabia que no Android 11 isso será possível. Acessando o histórico das notificações que você dispensou, você poderá visualizar o conteúdo e o horário.

Permissões únicas

O recurso de permissão única permite que você informe a um aplicativo que ele pode acessar o microfone, câmera e localização apenas uma vez, no lugar de ter que escolher entre as opções “O tempo todo”, “Apenas quando estou usando” ou “Nunca”.

As permissões de cada app estão aprimoradas (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Sendo assim, na próxima vez que o app precisar acessar um destes itens, ele deverá novamente solicitar a sua permissão.

Permissões que expiram

Uma alteração bastante importante na segurança do Android 11 é a redefinição de permissões dos aplicativos que não são usados há muito tempo. A mudança é útil no caso de apps instalados para uma ocasião específica, para aplicativos que mudaram a sua política de privacidade, ou tiveram problemas de segurança, por exemplo.

Capturas de tela rolável

O Android 11 traz uma nova interface para a janela exibida quando o usuário faz uma captura de tela. Além disso, também é possível realizar uma “Captura de tela rolável”, permitindo que o print registre também as partes que estão ocultas da tela.

Gravação de tela nativa

Um recurso presente no iOS finalmente chega para os usuários do Android: a gravação de tela nativa. Antes, esta função dependia do fabricante para ser utilizado. Agora, todos os celulares com o Android 11 terão acesso a esta funcionalidade.

O Android 11 agora conta com o recurso nativo de gravar a tela do seu celular (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Menu com controles de casa inteligente

No Android 11, a interface exibida quando você pressiona o botão “LIga/Desliga” sofreu significativas modificações. Em vez de mostrar apenas as opções usuais de energia, agora a função exibe acesso ao Google Pay e inúmeras funções para casas inteligentes.

O Android 11 terá muitas novidades para quem quer manter a sua casa ainda mais conectada (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Android Auto sem fio

Se você tiver um veículo compatível, o Android Auto agora passa a funcionar sem fio para todos os celulares equipados com o Android 11. Assim, você pode enviar uma mensagem de texto ou reproduzir um arquivo de mídia sem precisar conectar o celular ao painel utilizando um cabo.

Atualizações pelo Google Play

Com novos recursos adicionados no Android 11, agora os usuários poderão acessar atualizações de segurança e privacidade diretamente no Google Play. Assim como você atualiza os seus aplicativos, você poderá atualizar o Android, sem ter que esperar uma atualização completa.

Privacidade no Android Enterprise

Para aqueles que utilizam o Android Enterprise, o Android 11 trará a mesma privacidade disponível no modo pessoal. O perfil de trabalho oferece ferramentas para gerenciar os telefones dos empregados sem monitorar as atividades de uso pessoal.

Ferramentas adicionais para o Pixel 2 ou superiores

Se você usa um Pixel 2 ou um modelo superior, pode obter ferramentas adicionar para gerenciar e organizar o seu telefone. No Android 11 será possível ter sugestões de apps com base nas suas rotinas diárias e até mesmo novas opções para selecionar texto e imagens.

Ajustes no modo “Não perturbe”

O modo “Não perturbe” é um recurso fortemente indicado para aqueles que querem se desligar do celular por algum momento. Agora você pode customizar quais apps poderão exibir notificações mesmo que o modo esteja ativado.

Você pode programar melhor os apps da seção "Não perturbe" (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Modo escuro programável

O modo escuro é uma função que já está presente no Android 10. No entanto, o novo sistema irá oferecer maiores opções aos seus usuários, como poder programar o modo escuro para alternar dentre determinados horários do dia.

Você pode ativar o modo noturno do Android para alterar entre temas claros e escuros (Captura de tela: Camila Rinaldi)

Modo avião não desliga o Bluetooth

Se você utiliza um fone de ouvido Bluetooth e, por algum motivo precisa ativar o “Modo Avião” do seu celular, provavelmente não pôde continuar utilizando-o. Agora, o Android 11 não irá desabilitar o Bluetooth, evitando que este tipo de problema ocorra novamente.

Android 11: smartphones compatíveis

O Android 11 já está disponível para os celulares Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e Realme selecionados. Demais aparelhos receberão atualizações nos próximos meses. Até o momento, nenhum modelo vendido no Brasil oferece suporte oficial a versão final do sistema.

Para acompanhar o calendário de atualizações de smartphones nacionais para o Android 11, veja o artigo abaixo:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.