Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OpenAI prepara buscador rival para o Google, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2024 às 09h25

Link copiado!

OpenAI
OpenAI

Parece que o Google pode ganhar um rival de peso no segmento de pesquisas, pois a OpenAI estaria de olho em lançar o seu próprio buscador para bater de frente com a Gigante das Buscas. Para isso, a dona do ChatGPT contaria até mesmo com uma parceria com a Microsoft, rival do Google no ramo das pesquisas online. As informações são do site The Information.

Buscador da OpenAl

A publicação não traz muitos detalhes sobre a possível novidade, apesar de citar uma fonte com conhecimento sobre o caso que teria informado sobre um "produto de busca na web" da OpenAI. Dito isso, não se sabe, portanto, se o suposto buscador estaria atrelado ao ChatGPT ou algo completamente novo, um produto a parte, com uma marca distinta.

Continua após a publicidade

Vale lembrar, inclusive, que o ChatGPT não é um buscador, mas tem alcançado um bom sucesso nessa função. Sua capacidade de reunir informações de maneira rápida e organizada, "traduzindo" tudo em formato de conversa, como num bate-papo com amigo, fez dele um dos buscadores mais usados do mundo em algum momento de 2023.

O The Information revela ainda que essa iniciativa de busca da OpenAl seria parcialmente em parceria com o Bing, da Microsoft. Contudo, mais uma vez, não há detalhes exatos sobre se o buscador da dona do ChatGPT seria apenas uma "casca" sobre o Bing e combinando recursos de IA generativa ou alguma iniciativa 100% inédita em conjunto das duas companhias.

Vale lembrar que a Microsoft é uma das principais apoiadoras da OpenAI e já usa tecnologia da empresa no Copilot, no Microsoft Designer e no Bing.

Pedreira pela frente

Continua após a publicidade

Ao confrontar o Google, a OpenAI poderia ameaçar décadas de hegemonia da empresa da Alphabet na categoria de buscas na web. Além disso, vale lembrar que o Google vem investindo pesado na sua própria inteligência artificial Gemini e também já implementou uma IA generativa nas pesquisas — ela é capaz de resumir conteúdos e indicar links, algo meio que como uma rival do Copilot no Bing.

Pesquisas com IA

Apesar de a OpenAI liderar a corrida dos chatbots de IA generativa, um possível buscador do ChatGPT não seria a primeira iniciativa do gênero a adotar IA para tentar alcançar o Google. Há vários nomes do gênero atualmente, com destaque para o You.com, o Perplexity Ask e, claro, o próprio Bing da Microsoft.

Continua após a publicidade

De qualquer modo, é possível imaginar que a entrada da OpenAI nesse mercado ao menos faça algum barulho.

Fonte: The Information