Como ativar e usar a IA na Busca do Google
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
É possível ativar e usar a IA na Busca do Google para obter resultados aperfeiçoados sobre praticamente qualquer assunto. Por exemplo, você pode perguntar "Como se tornar uma jogadora de futebol feminino?" que a tecnologia embarcada no buscador apresenta dicas, resumos, links e uma série de materiais correspondentes ao questionamento.
Além disso, a IA do Buscador do Google é capaz de executar outras tarefas na mesma pegada do ChatGPT e do Copilot, como resumir conteúdos em tópicos, entregar respostas adicionais através do modo conversacional e apresentar resultados embasados e com fontes para reduzir a chance de equívocos.
Como habilitar a busca com IA do Google
Para ativar a IA generativa na pesquisa do Google é necessário visitar o Seach Labs — página focada em testes e experimentos de produtos da Gigante de Moutain View. Atualmente, a novidade pode ser ativada e funciona apenas no Chrome ou no app do buscador para celulares.
Para ativar, faça assim:
- Acesse o Search Labs (labs.google.com);
- Acione o botão que ativa a busca com SGE;
- Selecione o botão "Teste um exemplo".
Logo após concluir o passo a passo, o Google redireciona para o buscador já com a função de pesquisas com inteligência artificial ativada. Aí é só você deixar a criatividade e a curiosidade fluírem e perguntar o que quiser para testar todas as capacidades da tecnologia.
Como usar a IA na busca do Google
Depois de ativar o recurso, perguntas feitas ao Google retornam o resultado gerado pela IA automaticamente no topo da tela. Porém, se o que você procura não é uma pergunta, é possível incrementar a busca desta forma:
- Pesquise sobre qualquer coisa;
- Toque sobre o link "Conversa" ou sobre o botão "Gerar";
- Confira as respostas geradas pela inteligência artificial.
O recurso de IA na Busca do Google se chama oficialmente Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, na sigla em inglês), ou seja, não é o Bard. Se você curte IA e quer se aprofundar um pouco mais nos recursos da Gigante da Web, confira nosso tutorial completo sobre como usar o Bard. Confira também 10 coisas que ele faz melhor que seu principal rival, o ChatGPT.