ChatGPT passa Bing e vira o 4º "buscador" mais usado no mundo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Embora não seja exatamente um mecanismo de busca, o ChatGPT ganhou destaque como fonte de informações da web. O chatbot da OpenAI registrou mais de 1,6 bilhão de visitantes no mundo todo em março, superando o número de acessos de buscadores tradicionais como Bing e DuckDuckGo por uma larga margem.
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Os dados, revelados pelo site de análise de tráfego Similar Web, mostram que a popularidade do ChatGPT cresce mês a mês: em janeiro, o chatbot da OpenAI cresceu 131,6% em número de visitas; em fevereiro, 62,5% — mês em que superou Bing e DuckDuckGo. Se fosse classificado como um mecanismo de busca, o ChatGPT seria o quarto do gênero mais acessado no mundo atrás apenas de Google, Baidu e Yandex.
A inclusão de um chatbot no Bing colocou o buscador na mídia e até fez o site ter um leve impulso em popularidade, conforme mostram os dados de tráfego web. Desde fevereiro, o site da Microsoft aumenta a distância do concorrente DuckDuckGo, mas ainda está bem longe de alcançar o bot da OpenAI.
ChatGPT é um buscador?
Apesar de deter conhecimento sobre vários temas diversos, o ChatGPT não é um buscador. O chatbot tem uma base de dados com conhecimento estendido até setembro de 2021 e, sem os plugins do GPT-4, não consegue fornecer dados sobre acontecimentos mais recentes.
Sendo assim, fica o alerta de que o ChatGPT não deve ser tratado como um mecanismo de busca — ao menos, não da forma tradicional —, diferente do Bing. O chatbot da MS alimentado pelo GPT-4 tem acesso a toda a internet acessível pelo buscador, concedendo a ele a capacidade de responder perguntas sobre assuntos frescos.
O Google prepara terreno para disputar nesse segmento: o Bard, atualmente disponível exclusivamente para testadores, será o próprio chatbot da companhia alimentado pelo LaMDA, modelo conversacional próprio da companhia. O Canaltech conseguiu experimentar a novidade e, apesar de ela não robusta quanto a solução da OpenAI, mostra que o Google não deixará de competir com IA.
Dados de tráfego não são 100% precisos
As informações extraídas do tráfego web são estimativas, mas não representam a popularidade exata de uma ferramenta. É necessário confrontar os dados do site Similar Web com outras fontes para tirar uma conclusão precisa sobre a disputa no segmento.