Ernie Bot | Baidu apresenta rival para o ChatGPT e desaponta
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Ações da Baidu caíram quase 10% após a exibição pública do Ernie Bot, a sua solução de inteligência artificial para rivalizar com o ChatGPT. A companhia reproduziu um vídeo gravado com a demonstração do funcionamento da IA, mas os investidores não ficaram muito satisfeitos.
- LinkedIn lança IA para ajudar você a criar sua bio na rede social
- Empresa apoiada pelo Google lança rival "politicamente correto" do ChatGPT
Com milhões de pessoas ligadas no evento, houve uma sensação generalizada de desconfiança sobre a capacidade do chatbot. Muita gente se perguntou se a tecnologia seria capaz de competir com o ChatGPT porque parecia simples demais, quase como um robô de conversa comum.
O CEO e fundador da Baidu Robin Li foi o responsável pela apresentação. Uma tela mostrava a janela de bate-papo aberta e o executivo lia algumas das perguntas feitas do chatbot. O problema é que tudo pareceu ter sido encenado demais, afinal era apenas uma demonstração gravada antes do evento.
A decepção pode ser vista nos comentários ao vivo durante a transmissão realizada pelo WeChat. Não demorou muito para o preço das ações começarem a cair e os próprios expectadores ressaltaram isso na live.
Problemas no desenvolvimento
Segundo o jornal Financial Times, funcionários chegaram a reclamar do lançamento, que teria custado milhões de dólares desviados de outras funcionalidades. A Baidu precisou atualizar vários servidores com os poderosos chips A100 da Nvidia para suportar a IA e tudo foi feito às pressas, já que os chineses estariam bem atrás em termos tecnológicos.
O jornal britânico ainda mencionou possíveis falhas no treinamento do modelo, que precisa receber milhões de entradas para aprender corretamente a responder perguntas. Como o tempo foi escasso, os desenvolvedores teriam feito apenas um ajuste fino a partir do feedback humano, o que pode ainda não ter sido suficiente para gerar um produto similar ao ChatGPT.
Outra dificuldade no caminho era sobre como fazer a validação. Como a OpenAI nunca mostrou como fez o treinamento com seu algoritmo, as equipes do Baidu precisaram fazer experimentos por conta própria para conseguir desenvolver um modelo de linguagem específico.
Quando será lançado o Ernie Bot?
Li prometeu que alguns usuários poderão testar o Ernie em breve por conta própria, mas não disse quando isso acontecerá. Na fase inicial, o robô será exclusivo para empresas parceiras, como forma de análise dos usos práticos no mercado.
Este foi o primeiro lançamento de uma solução de IA por uma Big Tech chinesa. Havia uma grande expectativa sobre isso, afinal a Baidu é uma das maiores companhias do oriente, com ambiciosos planos para o Ernie ser incorporado no mecanismo de busca e demais produtos.
O lançamento do Ernie ocorre em meio a uma série de problemas apresentados por IAs de conversa natural. A OpenAI teve seu ChatGPT acusado de erros absurdos e até de reproduzir conteúdos negativos. O Google Bard falhou logo no lançamento ao apresentar uma informação incorreta sobre o espaço. E a Microsoft teve vários percalços com o Bing Chat, embora este último tenha sido liberado de maneira ampla recentemente.
Com a chegada da tecnologia GPT-4 ao mercado, a Baidu terá um desafio ainda maior para superar o serviço. A OpenAI sabe que os concorrentes estão na cola, por isso divulgou ainda menos detalhes sobre o funcionamento técnico da IA.
Será que os chineses conseguiram ter uma solução à altura do ChatGPT? O mercado parece não estar confiante, mas isso só será respondido quando o Ernie Bot ganhar o mundo.
Fonte: Financial Times