Baidu

  • Fundação

    China, em 18 de Janeiro de 2000

A Baidu foi fundada em janeiro de 2000, na China, por Robin Li e Eric Xu. As operações da companhia tiveram início em um quarto de hotel, perto da Universidade de Pequim, e em pouco tempo se tornou uma empresa de grande porte.

Conhecida como o "Google da China", a Baidu possui diversas semelhanças com a concorrente norte-americana. Atualmente, seu principal serviço é o motor de buscas, mas a companhia também conta com diferentes produtos, incluindo plataforma de mapas, imagens, vídeos, notícias, antivírus, etc. Além disso, mais recentemente a empresa passou a investir em inteligência artificial, sistemas autônomos, hardware, software e serviços em nuvem.

De acordo com a Baidu, o objetivo da companhia é atender às necessidades de seus clientes com produtos e soluções que priorizem a experiência do usuário e reflitam a sua cultura corporativa; ou seja, de forma "simples e confiável".

A Baidu desembarcou no Brasil em novembro de 2013. Durante a sua estadia em território nacional, a empresa empenhou seus esforços para a popularização de seu antivírus, navegador de internet, aplicativos e de seu buscador. A companhia permaneceu no mercado brasileiro até 2018.