Publicidade

Elon Musk diz quais serão os "empregos do futuro" com o desenvolvimento da IA

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Dezembro de 2021 às 17h20

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Elon Musk

Ninguém segura o senhor Elon Musk depois que virou a Pessoa do Ano pela revista Time. O bilionário falou algumas ideias sobre o que pensa da automação e do futuro do trabalho na Conferência Mundial de Inteligência Artificial, em Xangai, na semana passada.

"A inteligência artificial tornará os empregos um pouco inúteis", disse Musk na ocasião, falando ao lado do fundador do Alibaba, Jack Ma. Ou seja, provavelmente as máquinas vão nos substituir em um bocado de ocupações. E como se espera, os novos empregos serão os criadores e operadores de IAs.

O CEO da Tesla e SpaceX ressaltou, porém, que a IA um dia construirá software por si só, tornando essas posições obsoletas também. Musk acredita que a interação mais humana será necessária em sociedades futuras, já que a tecnologia cuidará quase sozinha da fabricação e distribuição de produtos e serviços.

Continua após a publicidade

"Se você está trabalhando em algo que envolve pessoas ou engenharia, provavelmente é um bom foco para o seu futuro", concluiu o empresário.

IAs também serão destrutivas, alerta Musk

Lembre-se que inteligência artificial é um dos temas mais caros para Musk atualmente. Alguns de seus negócios e pesquisas na área são os recursos de direção autônoma dos carros da Tesla; a interface cérebro-computador da Neuralink; o gerador de textos GPT-3, da sua empresa OpenAI, que já consegue emitir 4,5 bilhões de palavras por dia; e até mesmo um robô humanoide em estudo na Tesla.

Continua após a publicidade

Sabendo do imenso potencial disso tudo, ele ironicamente também é um dos principais defensores da regulamentação das IAs, pois elas também poderão e deverão ser cada vez mais usadas para fins destrutivos. De acordo com Musk, aquelas pessoas que desacreditam na potência da inteligência artificial são “mais burras do que elas pensam que são”.

Fonte: BGR, Republic of World