Elon Musk diz que carro Tesla está orbitando Marte — só que não

Elon Musk diz que carro Tesla está orbitando Marte — só que não

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 06 de Dezembro de 2021 às 13h40
Reprodução: Tesla

Elon Musk cometeu uma gafe no Twitter — e claro que isso não passaria impune. O fundador da SpaceX disse que o carro Tesla Roadster, lançado ao espaço em 2018 com um traje espacial em seu interior, estava orbitando Marte. Apesar de a declaração parecer uma piada, o erro técnico chamou atenção, e Musk foi corrigido "ao vivo" por Jonathan McDowell, astrônomo da Universidade de Harvard.

O tuíte de Musk foi uma resposta a outro usuário, que havia perguntado, brincando, se haverá entregas para o Planeta Vermelho em resposta a uma imagem conceitual dos veículos Starship, que os mostrava prontos para lançamentos. “Pode apostar, meu carro está orbitando Marte atualmente”, disse Musk.

Ao ver a gafe, McDowell esclareceu que, na verdade, o carro está orbitando o Sol, e ocasionalmente passa pela órbita de Marte. “Não é a mesma coisa”, ressaltou o especialista.

Musk fez sua afirmação em uma brincadeira durante uma discussão sobre os Starship. O que acontece é que, de tempos em tempos, a órbita do carro cruza a de Marte e se aproxima do planeta nestes momentos. Assim, a correção de McDowell está correta: ele próprio calculou a trajetória do carro — e do estágio do foguete Falcon Heavy, ao qual o veículo está preso — e até publicou uma imagem que mostra o detalhadamente o caminho orbital do carro Roadster em relação às posições da Terra e Marte no dia 5 de dezembro.

O carro foi lançado em 2018 em uma missão inaugural do Falcon Heavy, com o objetivo de mostrar ao mundo que o foguete estava preparado para levar cargas pesadas ao espaço. No interior do Tesla Roadster, carro da montadora também liderada por Musk, estava o traje espacial apelidado de “Starman” — sendo que, a esta altura, tanto o carro quanto o traje já podem estar destruídos.

Segundo McDowell, os cálculos foram possíveis porque os elementos orbitais foram determinados um pouco após do lançamento. "Elon poderia facilmente ter comentado 'meu carro passou por Marte' e estaria correto o suficiente (e igualmente engraçado)", explicou ele, em outra publicação. "Entrar na órbita de Marte é muito mais difícil, seria uma conquista muito maior", concluiu.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.