Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk diz que carro Tesla está orbitando Marte — só que não

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Dezembro de 2021 às 13h40

Link copiado!

Reprodução: Tesla
Reprodução: Tesla
Elon Musk

Elon Musk cometeu uma gafe no Twitter — e claro que isso não passaria impune. O fundador da SpaceX disse que o carro Tesla Roadster, lançado ao espaço em 2018 com um traje espacial em seu interior, estava orbitando Marte. Apesar de a declaração parecer uma piada, o erro técnico chamou atenção, e Musk foi corrigido "ao vivo" por Jonathan McDowell, astrônomo da Universidade de Harvard.

O tuíte de Musk foi uma resposta a outro usuário, que havia perguntado, brincando, se haverá entregas para o Planeta Vermelho em resposta a uma imagem conceitual dos veículos Starship, que os mostrava prontos para lançamentos. “Pode apostar, meu carro está orbitando Marte atualmente”, disse Musk.

Ao ver a gafe, McDowell esclareceu que, na verdade, o carro está orbitando o Sol, e ocasionalmente passa pela órbita de Marte. “Não é a mesma coisa”, ressaltou o especialista.

Continua após a publicidade

Musk fez sua afirmação em uma brincadeira durante uma discussão sobre os Starship. O que acontece é que, de tempos em tempos, a órbita do carro cruza a de Marte e se aproxima do planeta nestes momentos. Assim, a correção de McDowell está correta: ele próprio calculou a trajetória do carro — e do estágio do foguete Falcon Heavy, ao qual o veículo está preso — e até publicou uma imagem que mostra o detalhadamente o caminho orbital do carro Roadster em relação às posições da Terra e Marte no dia 5 de dezembro.

O carro foi lançado em 2018 em uma missão inaugural do Falcon Heavy, com o objetivo de mostrar ao mundo que o foguete estava preparado para levar cargas pesadas ao espaço. No interior do Tesla Roadster, carro da montadora também liderada por Musk, estava o traje espacial apelidado de “Starman” — sendo que, a esta altura, tanto o carro quanto o traje já podem estar destruídos.

Continua após a publicidade

Segundo McDowell, os cálculos foram possíveis porque os elementos orbitais foram determinados um pouco após do lançamento. "Elon poderia facilmente ter comentado 'meu carro passou por Marte' e estaria correto o suficiente (e igualmente engraçado)", explicou ele, em outra publicação. "Entrar na órbita de Marte é muito mais difícil, seria uma conquista muito maior", concluiu.