ChatGPT ajuda estudante a anular multa de trânsito
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Uma estudante da Universidade de York St. John, na Inglaterra, conseguiu anular uma multa após pedir ajuda ao ChatGPT. A inteligência artificial da OpenAI redigiu uma carta de defesa que foi aceita pelas autoridades inglesas.
- 8 vezes em que o ChatGPT foi genuinamente engraçado
- Bing Chat agora pode ser acessado pelo teclado no Android
Millie Houlton, 22 anos, teve o carro multado por não apresentar um comprovante de estacionamento onde o carro estava parado. Como a multa foi deixada no para-brisa do carro, não houve nem como ela questionar os policiais.
Segundo o site TweakTown, ao chegar em casa, Houlton abriu o ChatGPT e pediu ao chatbot que ajudasse na redação de uma contestação. A solicitação foi: "por favor, me ajude a escrever uma carta para o conselho, eles me deram uma multa de estacionamento"
ChatGPT: o advogado das multas
Ela inseriu todas as informações necessárias, como o local e a data da emissão da multa, e a argumentação pela qual achava que sua penalidade havia sido injusta. Em poucos minutos, a IA criou uma resposta personalizada que explicava o problema.
A estudante havia comprado um comprovante de estacionamento válido por dois anos para aquele local específico e que o carro não estava irregular. O chabot a ajudou a redigir a resposta formal, ressaltando os fatos no formato adequado.
Ela entrou com o recurso escrito pelo ChatGPT e, para sua surpresa, as autoridades revogaram a multa no valor de 74 £ (cerca de R$ 467). Vitória para a estudante e também para a inteligência artificial, que agora pode fazer uns bicos como advogado nas horas vagas.
Aplicações do ChatGPT na vida
A IA também pode ser usada para melhorar a paquera em apps de namoro. Pesquisa realizada pela Kaspersky apontou que 75% dos usuários usariam o ChatGPT ou outras ferramentas de inteligência artificial para melhorar o flerte e obter conversas “perfeitas” com possíveis pretendentes.
Em outro caso, o dono do canal Enderman fez com que o chatbot executasse cálculos e gerasse códigos válidos do Windows 95. O ChatGPT gerou várias combinações possíveis conforme os parâmetros estabelecidos e uma delas conseguiu validar o sistema operacional da Microsoft.
Mas nem tudo é apenas festa e a ferramenta também sofre pressões das autoridades. Na semana passada, a Itália baniu a IA do país por supostos problemas ligados à privacidade dos usuários. O órgão regulador italiano alegou que a OpenAI não apresentou justificativa para a coleta de dados pessoais das pessoas, o que seria uma infração à legislação europeia.
Fonte: TweakTown