Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 5 grandes ameaças da IA segundo Bill Gates

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2023 às 12h47

Link copiado!

Wikimedia Creative Commons/Kjetil Ree
Wikimedia Creative Commons/Kjetil Ree
Bill Gates

Em post recente publicado em seu blog pessoal, Bill Gates abordou alguns problemas e ameaças a curto prazo causados pela inteligência artificial. Apesar de reconhecer uma série de riscos para democracia, trabalho e educação, porém, o cofundador da Microsoft considera que controlar esses riscos é possível.

O filantropo compara a evolução da inteligência artificial com outros momentos transformativos na história da humanidade, como a introdução dos carros ou o crescimento do acesso aos computadores pessoais e à internet. Segundo Gates, “a história mostrou que é possível resolver os desafios criados por novas tecnologias”.

5 problemas da IA apontados por Bill Gates

Continua após a publicidade

Antes de entrar em discussões mais abstratas, como o desenvolvimento de uma superinteligência artificial, Bill Gates focou em alguns pontos de atenção mais imediatos sobre o uso da IA. Veja quais são:

5. Deepfakes e desinformação por IA podem afetar eleições e a democracia

O bilionário aponta, por exemplo, os problemas que deepfakes gerados por IA podem causar durante processos democráticos. "Em larga escala, deepfakes podem ser usados para inclinar uma eleição. Não precisa de tecnologias sofisticadas para criar dúvida sobre o vencedor legítimo de uma eleição, mas a IA pode facilitar", explica.

Por outro lado, o otimismo de Gates fica por conta de dois fatores: as pessoas podem aprender a identificar conteúdos maliciosos, como já aconteceu com correntes de e-mail por spam, e o desenvolvimento de ferramentas específicas, como o detector de deepfakes da Intel.

4. IA facilita golpes e ataques de hackers

Outro ponto abordado foi o uso de IA generativa para desenvolver conteúdo malicioso, como textos de phishing e códigos para malware. O cofundador da Microsoft destaca que "a IA pode ser usada para bons e maus propósitos". Vale lembrar que já existe uma ferramenta à venda para hackers chamada FraudGPT com esse propósito.

Nesse caso, Bill Gates reforça a opinião sobre não parar o desenvolvimento de IA — ele já se posicionou sobre isso antes.

3. IA vai tirar empregos das pessoas

Continua após a publicidade

O ex-chefão da Microsoft também comenta a ameaça da IA acabar com muitos empregos. Gates considera que a tecnologia vai aumentar a produtividade no trabalho e até a compara com a introdução dos computadores, quando "novas tecnologias causaram uma grande mudança no mercado de trabalho".

Ele endossa que os trabalhadores precisarão de suporte e treinamentos durante essa transição — para isso, a responsabilidade seria dos governos e empresas, de forma que ninguém ficaria para trás.

2. Alucinações e respostas enviesadas

Continua após a publicidade

As respostas incorretas ou com preconceitos também são consideradas um risco por Gates. Com relação às alucinações, processo em que a IA começa a informar respostas incorretas, o filantropo destacou o trabalho da OpenAI, empresa financiada pela Microsoft e que desempenha um "trabalho promissor" na área, segundo o bilionário.

1. IA faria o trabalho pelos estudantes

Por fim, o criador da Microsoft compara o uso de inteligência artificial na educação com a chegada das calculadoras nas décadas de 1970 e 1980, quando havia um debate se essa ferramenta ajudaria ou somente faria o trabalho no lugar dos alunos. Na publicação, ele reforça que o software precisa "ajudar a fechar a lacuna de desempenho no lugar de piorá-la", gerando um desafio para desenvolvedores.

Bill Gates e IA

Continua após a publicidade

Neste ano, o bilionário já fez muitos comentários sobre inteligência artifical em eventos ou no próprio blog. Recentemente, Bill Gates também comentou que a IA poderia acabar com pesquisas e lojas online.