Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 chegará em 21 de outubro, confirma Qualcomm

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Junho de 2024 às 09h33

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm confirmou a data de lançamento do seu próximo processador topo de linha, o Snapdragon 8 Gen 4. A plataforma será anunciada no dia 21 de outubro, durante evento Snapdragon Summit que ocorrerá em Maui, Havaí. 

A informação foi divulgada por meio das páginas oficiais da empresa, mesmo que até o momento não tenham sido confirmadas novas características da plataforma. O Summit terá três dias de duração, e se encerrará em 23 de outubro. 

Continua após a publicidade

Com isso, a empresa segue a estratégia vista desde o ano passado, adiantando seu evento que normalmente era realizado entre os meses de novembro e dezembro. Essa mudança de cronograma também pode se refletir nos lançamentos de smartphones, especialmente aqueles que costumam aparecer pouco tempo após o evento. 

Anteriormente, o diretor de marketing da Qualcomm confirmou que o chip virá com a CPU Oryon, que já aparece na plataforma Snapdragon X Elite voltada para notebooks e tem feito uma verdadeira revolução no mercado. Com isso, é possível que seja percebido um grande salto em termos de performance e eficiência energética para celulares Android, com clocks estimados de até 4 GHz. 

Além disso, o Snapdragon 8 Gen 4 ainda pode ser feito em um novo processo de 3 nanômetros da TSMC, contra 4 nanômetros do 8 Gen 3. Uma nova unidade de processamento neural (NPU) também é esperada, levando a incrementos em tarefas de inteligência artificial (IA). 

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A plataforma ainda deve adotar a GPU Adreno 830 para processamento gráfico, com performance esperada superior ao que é visto no Apple M2, processador usado em notebooks e tablets da Maçã. Estima-se que a vantagem da GPU a ser utilizada no 8 Gen 4 fique em torno de 10%, que levaria a taxas de quadros mais estáveis, e por mais tempo. 

Ainda não foram confirmados os primeiros celulares a trazer o Snapdragon 8 Gen 4, mas é provável que a Xiaomi anuncie a linha Xiaomi 15 com a plataforma, logo após o evento. Os aparelhos já apareceram em outros rumores relacionados a detalhes de bateria, câmeras, tela e mais. 

Na sequência, o chip deve chegar a outros aparelhos que estarão entre os mais poderosos do mundo, incluindo opções que podem chegar ao Brasil como o Galaxy S25 Ultra com um 8 Gen 4 “turbinado” e nome “for Galaxy”. 

Como ainda faltam alguns meses até a realização do Snapdragon Summit, é provável que mais informações sobre o 8 Gen 4 sejam divulgadas por meio de novos rumores.