Computex 2024 | Snapdragon X Elite também será usado em "desktops"
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Durante sua conferência na Computex 2024, a Qualcomm confirmou que o Snapdragon X Elite chegará a mais formatos de computador além dos notebooks, devendo ser visto ainda em "desktops". Com isso em mente, não espere montar uma máquina gamer com a novidade — o aguardado chip da marca, que promete agitar a indústria com grandes saltos de eficiência energética, deve estrear em breve em mini PCs e All in Ones (AiOs) para trazer ainda mais competição para a Apple.
- Computex 2024 | Ryzen AI 300 chegam com 50 TOPS de IA e núcleos Zen 5
- Arm anuncia Cortex-X925 para celulares avançados com até 36% mais performance
Seguindo a série de anúncios de peso feitos durante o Microsoft Build no mês passado, a Qualcomm teve uma presença mais forte que o costume na Computex deste ano, dando destaque mais uma vez aos processadores Snapdragon X durante a abertura da feira, a principal do mundo da computação.
Além de reforçar as promessas dos novos chips, comprometendo-se novamente a combater os avanços dos MacBooks e mostrando alguns dos notebooks que utilizarão as plataformas, a marca trouxe ainda mais algumas informações interessantes.
Uma das que mais chamou atenção foi a confirmação da chegada dos processadores Snapdragon não apenas aos notebooks, como também a "outros formatos de PC", indicando a vinda dos componentes ao desktop. A imagem que acompanhou a revelação do CEO da empresa, Cristiano Amon, esclarece melhor a proposta.
Junto a notebooks, foram mostrados brevemente tablets, mini PCs e AiOs, formatos compactos que podem se beneficiar do menor consumo de energia e aquecimento reduzido das soluções da Qualcomm. A estreia desses formatos também simboliza que a gigante quer buscar o mercado hoje ocupado pelo Mac Mini e pelo iMac, oferecendo uma variedade bastante ampla para o mundo Windows.
"Snapdragon X e [o Microsoft] Copilot Plus estão vindo para todos os formatos de PC. A Qualcomm está agora nesta vizinhança para ficar, não vamos a lugar nenhum, e estamos muito felizes de estarmos trabalhando com parceiros em todos os diferentes formatos para a indústria", concluiu Amon, dando ainda a entender que a companhia pretende continuar investindo pesado nos computadores, em contraste com a presença morna das gerações anteriores.
Os novos Snapdragon X Elite e X Plus têm estreia marcada para 18 de junho, com mais de 10 modelos de notebooks anunciados por marcas como Acer, ASUS, Dell, Lenovo e Samsung. Todas as máquinas prometem superar com boa margem os Macs com chip Apple M3, especialmente em desempenho multi-core e IA, ao mesmo tempo em que turbinam a eficiência do Windows para garantir em média 20 ou mais horas de bateria.
Ainda há poucas informações sobre disponibilidade de notebooks com Snapdragon X no Brasil — até o momento, apenas o Dell Inspiron 14 Plus e o Latitude 5455 foram confirmados para estrear por aqui. Com isso dito, o número crescente de teasers das redes sociais do Snapdragon Brasil sinalizam que devemos ver mais aparelhos chegando em solo brasileiro nos próximos meses.