Publicidade

MediaTek prepara chip para PC rival do Snapdragon X Elite, diz rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Junho de 2024 às 16h03

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Fontes da agência de notícias Reuters indicam que a MediaTek estaria de olho em aproveitar o potencial de crescimento massivo do Windows On ARM, preparando um chip próprio para PCs para concorrer diretamente com o sucessor do Snapdragon X Elite da Qualcomm. Ainda segundo as informações, a iniciativa da gigante seria lançada em 2025, em um projeto à parte da suposta parceria com a Nvidia, usando a próxima geração de núcleos de alto desempenho da ARM.

Apesar de não ser um conceito novo — os primeiros notebooks Windows com chips ARM já têm mais de 10 anos —, o Windows On ARM está em um momento crucial com a chegada da família Snapdragon X. Composta de quatro modelos no total, a linha de processadores da Qualcomm promete "revolucionar o PC" ao entregar níveis de desempenho e eficiência energética até então vistos apenas nos Macs da Apple.

Ao que parece, essas soluções não devem estar sozinhas: fontes ouvidas pela Reuters indicam que a MediaTek está trabalhando em um chipset para computadores Windows, usando o projeto base de CPU que a própria ARM desenvolve, o Compute Subsystem (CSS) for Client, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Projetos customizados, como os Apple Silicon e os próprios Snapdragon X, demandam grande investimento de tempo e dinheiro, pontos que podem ser amenizados quando uma companhia utiliza o CSS. Considerando a janela de lançamento prevista de 2025, a expectativa é que a MediaTek também aposte nos núcleos ARM de próxima geração.

Talvez o ponto mais curioso do novo rumor é que a plataforma em questão não estaria relacionada com a parceria entre a MediaTek e a Nvidia, já especulada desde o ano passado — trata-se de um projeto proprietário inédito.

A aposta poderia aquecer ainda mais o mercado de PCs quando levamos em conta a projeção ambiciosa da ARM de obter 50% de participação nos computadores com Windows, os rumores que sinalizam que a AMD, cujo portfólio de chips usa de forma exclusiva a arquitetura x86, estaria estudando o desenvolvimento de componentes baseados em ARM, e a própria existência de uma plataforma ARM da Nvidia.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

As fontes também explicam que a "demora" da MediaTek (bem como de outras gigantes) para surgir como uma alternativa no mundo Windows seria responsabilidade de um acordo de exclusividade entre a Qualcomm e a Microsoft estabelecido em 2016, às vésperas do lançamento dos primeiros laptops com Snapdragon 835. No entanto, o suposto contrato estaria prestes a perder a validade, não devendo ser renovado.

Real ou não, o fato é que a entrada de mais competição nesse segmento deve ser um passo crucial para que a ARM tenha realmente a oportunidade de obter 50% do mercado de computadores, além de ser benéfico para o usuário, que acaba tendo acesso a mais opções.

Ainda deve demorar para termos informações oficiais do chip da MediaTek para Windows, ou mesmo das soluções da AMD e da Nvidia, mas é bastante provável que vazamentos com detalhes sobre cada projeto devem surgir nos próximos meses, conforme 2025 se aproximar.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters