Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 4 pode ser mais poderoso que Apple M2

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Novembro de 2023 às 12h10

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Novos rumores indicam que o Snapdragon 8 Gen 4, chipset premium da Qualcomm para smartphones esperado para 2024, pode acabar superando o desempenho do Apple M2 e até competir em certos aspectos com o recente Apple M3, ambas soluções da Maçã para notebooks. O salto brutal frente ao já impressionante 8 Gen 3 seria responsabilidade da adoção dos núcleos Oryon, que chegam aos celulares no ano que vem após estrearem no mês passado em laptops com Windows.

As informações são do leaker Revegnus, que mostrou certo nível de precisão no passado, e indicam que o Snapdragon 8 Gen 4 será bastante poderoso, a ponto de competir com os chips da Apple para notebooks. A plataforma adotaria GPU Adreno 830 que, ao que parece, abriria uma margem de cerca de 10% sobre os gráficos do Apple M2 ao atingir 7.200 pontos no teste prolongado do 3DMark Wild Life Extreme — em comparação, o 8 Gen 3 tem pontuação média de 5.338 pontos, o que representa um ganho respeitável de 35%.

Continua após a publicidade

O componente seria ainda mais impressionante em CPU, havendo supostos números de testes no Geekbench 5 e 6. Para o primeiro, o 8 Gen 4 ofereceria mais de 2.000 pontos em single-core e 8.600 pontos em multi-core. Já para o segundo, a solução atingiria mais de 2.800 pontos usando um núcleo, e mais de 10 mil pontos ao usar todos os núcleos. Isso colocaria o chip de celular da Qualcomm praticamente no mesmo patamar do M3 que, vale lembrar, é destinado a tablets e notebooks.

Na comparação usando os melhores resultados registrados, o novo chip da Apple marca 2.339 pontos em single-core e 10.813 pontos no Geekbench 5, e 3.191 pontos em single-core e 12.018 pontos em multi-core no Geekbench 6. Os supostos benchmarks se tornam mais absurdos quando observamos o que o A17 Pro, chip do iPhone 15 Pro, consegue fazer em média: são 2.900 pontos com um núcleo, e 7.214 pontos com todos os núcleos no Geekbench 6, bem como 3.507 pontos no 3DMark Wild Life Extreme.

Isso faria do Snapdragon 8 Gen 4 até 40% mais poderoso em CPU, e inacreditáveis 105% mais veloz em GPU que o A17 Pro, vantagens impensáveis há apenas duas gerações. É preciso ter em mente que o verdadeiro concorrente da Apple para o próximo chip da Qualcomm, possivelmente chamado A18 Pro se seguirmos a lógica, só será apresentado em 2024, e deve trazer bons avanços por conta própria. Ainda assim, os números empolgam por mostrar um cenário inédito em que uma plataforma para Android supera os rivais da Maçã.

Continua após a publicidade

Além da adoção dos núcleos Oryon, presentes no Snapdragon X Elite para notebooks, Revegnus acredita que o uso da próxima geração da litografia de 3 nm da TSMC, conhecida por N3E, pode ser uma das maiores responsáveis pelos benchmarks respeitáveis. Dito tudo isso, os detalhes ainda são rumores, e a situação pode mudar — seja para melhor ou para pior — levando em conta que o Snapdragon 8 Gen 4 só será apresentado no final de 2024, com os primeiros smartphones equipados com o chip estreando em 2025.