Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 3 pode trazer ganhos de desempenho de até 30%

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Junho de 2023 às 16h16

Link copiado!

Qualcomm/Divulgação
Qualcomm/Divulgação
Tudo sobre Qualcomm

Conforme aponta um novo rumor divulgado pelo leaker Tech_Reve, o Snapdragon 8 Gen 3 deve oferecer um salto de desempenho significativo de CPU e GPU frente ao Snapdragon 8 Gen 2, podendo ser até 30% mais veloz que o antecessor. Ao que tudo indica, os avanços podem ser responsabilidade da especulada configuração curiosa de núcleos, de uma arquitetura atualizada, bem como de uma nova geração da litografia de 4 nm da TSMC.

Sem dados muito concretos, as informações teriam sido obtidas a partir do Geekbench 5 e indicam bons ganhos para o próximo chipset premium da Qualcomm. Em comparação ao Snapdragon 8 Gen 2, a nova plataforma estaria apresentando 13% mais performance em testes single-core da CPU e respeitáveis 20% em multi-core. Os números da GPU seriam ainda mais impressionantes, marcando melhorias de 30% pela terceira geração seguida, ao utilizar a API gráfica OpenGL, mais comum nos jogos — devemos ver saltos maiores com Vulkan.

Continua após a publicidade

Como fontes não foram compartilhadas, é preciso ter cautela ao considerar o que o informante está dizendo, mantendo certo nível de ceticismo. Dito isso, os números não são absurdos, especialmente quando consideramos que chips de anos anteriores já apresentaram avanços similares. Também podemos colocar na conta dois aspectos importantes: os novos designs de núcleos recém-lançados da ARM, esperados para serem usados no Snapdragon 8 Gen 3, e a versão atualizada da litografia que deve ser adotada na fabricação do componente.

Rumores já apontavam para uma configuração inédita de CPU para o processador, em 1 + 5 + 2, sendo um Cortex-X4 de máxima performance, cinco Cortex-A720 de alto desempenho e dois Cortex-A520 de alta eficiência. Apoiada pelas promessas da ARM em performance e eficiência, essa mudança já poderia ser suficiente para garantir bons avanços, mas a litografia também deve ter um papel fundamental.

O Snapdragon 8 Gen 2 é produzido pela TSMC usando o processo N4, primeiro da família de litografias da classe de 4 nm. Especula-se que o Snapdragon 8 Gen 3, por sua vez, poderia empregar o N4P, uma variante do N4 ainda mais densa e eficiente. Se comprovado, o casamento de novidades tem plena capacidade de entregar os números indicados por Tech_Reve.

Continua após a publicidade

Seja como for, não deve demorar muito para descobrirmos se as informações do leaker são verdadeiras, levando em conta que já temos uma data oficial para o Snapdragon Summit 2023: 24 de outubro, mais cedo que o costume. O Snapdragon 8 Gen 3 não foi citado, mas sua presença no evento é praticamente garantida. Também é certo que veremos mais vazamentos até lá e, com sorte, novidades podem surgir já nos próximos dias.

Fonte: via WCCFTech