MediaTek Dimensity 9300 pode usar apenas núcleos de alto desempenho
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Um novo rumor sugere que o Dimensity 9300, aguardado como o próximo processador premium da MediaTek para celulares, pode apostar em uma configuração agressiva de CPU, usando apenas núcleos de alto desempenho — algo visto apenas em notebooks até o momento. Essa possibilidade acabou ganhando força com o anúncio da própria MediaTek sobre seu próximo chipset, em que não houve menção aos núcleos de alta eficiência.
- MediaTek confirma uso de GPUs Nvidia em chips Dimensity para carros
- Protótipo de smartphone com Exynos 2300 cancelado tem benchmark vazado
A ARM anunciou nesta segunda-feira (29) sua nova família de núcleos Cortex e GPUs G720, que deve equipar a maioria dos chips para smartphones entre o final de 2023 e a maior parte de 2024. Além de ganhos de desempenho, que atingem os 15% em soluções como o Cortex-X4 de máxima performance, a eficiência foi um grande ponto de atenção para essa geração, com o próprio Cortex-X4 prometendo um consumo de energia 40% menor frente ao Cortex-X3 ao entregar o mesmo nível de desempenho.
A MediaTek deve se aproveitar desse salto drástico de eficiência em seu próximo processador premium para celulares, como sugere o leaker Digital Chat Station, que tem um índice alto de acertos. Na Weibo, o informante indicou que o suposto Dimensity 9300 terá uma configuração agressiva de CPU em 4 + 4, combinando quatro Cortex-X4 de máxima performance com quatro Cortex-A720 de alto desempenho, um design visto apenas em chips para notebooks até o momento.
O mais impressionante é que, mesmo deixando de lado os núcleos Cortex-A520 de alta eficiência, feitos especificamente para reduzir o consumo ao lidar com tarefas mais simples e em segundo plano, a novidade ainda seria inacreditáveis 50% mais eficiente que o Dimensity 9200, um salto extremo a ser feito em apenas uma geração. Para completar, a própria MediaTek pode ter dado pistas de que realmente adotará essa configuração.
Também na Weibo, a fabricante taiwanesa celebrou o lançamento dos novos designs da ARM, e confirmou que utilizará os núcleos Cortex-X4, Cortex-A720 e a robusta GPU Immortalis-G720 em seu próximo chipset premium. A empresa não citou os núcleos Cortex-A520, o que não necessariamente significa que não serão usados no projeto, mas a escolha de palavras levantou suspeitas, especialmente diante dos rumores.
A decisão de usar apenas núcleos de alto desempenho e, mais grave, adotar quatro Cortex-X4 em um único chip para smartphones pode parecer contraintuitiva quando levamos em conta seu foco em entregar máxima performance ao custo de eficiência, mas a realidade é que podemos estar diante de uma aposta inteligente, apesar de arriscada. Como teremos uma quantidade grande de núcleos muito poderosos, cada um deles não precisa se esforçar tanto para cumprir as tarefas, reduzindo o tempo de processamento e, consequentemente, o consumo.
Algo similar pode ser visto com os processadores Google Tensor empregados nos smartphones da linha Pixel, que apostam no uso de dois Cortex-X exatamente para concluir tarefas mais rapidamente e diminuir o gasto de energia, como apontou o Google no lançamento dos aparelhos. Isso é ainda mais possível com o uso de um processo de fabricação bastante eficiente, como a litografia de 4 nm da TSMC, e os ganhos prometidos pelo Cortex-X4.
A MediaTek poderia focar no redução de 40% de consumo, e compensar a performance similar à de um Cortex-X3 ao aumentar a quantidade de Cortex-X4 no Dimensity 9300. Dependendo dos resultados, a solução poderia ameaçar o reinado do Snapdragon 8 Gen 3, que também apostaria em uma configuração de CPU diferente, com 1 + 5 + 2, sendo um Cortex-X4, cinco Cortex-A720 e dois Cortex-A520.
Novidades e mais vazamentos devem ir ao ar nas próximas semanas — o MediaTek Dimensity 9300 pode ser apresentado no final de 2023, possivelmente em setembro caso a gigante mantenha o cronograma das gerações anteriores, com os primeiros smartphones equipados com a plataforma chegando às lojas no início de 2024.
Fonte: Digital Chat Station (em chinês), via Android Authority