Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung manterá parceria com AMD para novo Exynos

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Agosto de 2022 às 08h58

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Em artigo destinado a discutir os componentes de um chipset, a Samsung confirmou que manterá a parceria com a AMD para o desenvolvimento de GPUs para a família Exynos. A novidade dá novo rumo aos processadores proprietários da gigante, cujo futuro estava incerto após o anúncio de um contrato de ampliação de uso de chips Snapdragon com a Qualcomm.

Em sua central de notícias, a Samsung iniciou uma série de artigos em que tratará sobre os principais componentes de um chipset, em um trabalho conjunto com a equipe por trás da família Exynos. No primeiro texto, publicado nesta quinta (25), a companhia detalhou o funcionamento e a importância da GPU, destacando a Xclipse 920, solução mais recente desenvolvida junto à AMD.

Além de discutir sobre a microarquitetura RDNA 2 e as inovações proporcionadas pelo seu uso, com foco em Ray Tracing, dados interessantes a respeito do futuro da linha Exynos foram citados — Samsung e AMD continuarão a trabalhar juntas no desenvolvimento do chip gráfico da plataforma, conforme enfatizou o vice-presidente do departamento de GPUs da divisão Exynos, Sungboem Park.

Continua após a publicidade

"Planejamos continuar a implementar outros recursos da série RDNA ao trabalhar de perto com a AMD daqui em diante", explica o executivo. "Em geral, [soluções] mobile tendem a estar cerca de 5 anos atrasadas em relação aos consoles quando falamos de tecnologias gráficas, e apesar disso, fomos capazes de incorporar rapidamente as tecnologias de consoles mais recentes no processador mobile Exynos 2200 através de nossa colaboração com a AMD".

Sungboem Park não deixa claro se veríamos um novo fruto desse trabalho conjunto no ano que vem, mas essas informações estabelecem um cenário curioso diante do anúncio recente de que a série Galaxy S23, próximos flagships tradicionais da marca, serão exclusivamente equipados por chips Snapdragon em todo o mundo. Isso também dá novo fôlego a rumores de que a companhia deve aproveitar esse período para reiniciar os trabalhos com a família Exynos.

Xclipse 920 estreou Ray Tracing em celulares

Continua após a publicidade

Pouco antes do anúncio da linha Galaxy S22, a Samsung revelou o Exynos 2200, cujo maior destaque era a GPU Xclipse 920 — uma mescla do "X" de Exynos com eclipse, simbolizando as ambições da fabricante. Baseada na microarquitetura RDNA 2, mesma presente no PS5, Xbox Series X-S e placas de vídeo Radeon RX 6000, a novidade prometia entregar alta performance e recursos inéditos em smartphones, incluindo Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS).

Apesar das promessas, a plataforma, disponível apenas na Europa, não atendeu às expectativas, entregando desempenho abaixo da Adreno 730 presente no Snapdragon 8 Gen 1. Além disso, os problemas já conhecidos da família Exynos estavam presentes, incluindo a falta de otimização em games e, nesse caso em específico, a ausência de títulos que tirassem proveito das tecnologias exclusivas da Xclipse 920.

Fonte: Tom's Hardware