Publicidade

Apple M3: novo processador pode ser lançado no segundo semestre de 2023

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Agosto de 2022 às 17h58

Link copiado!

Reprodução/WCCFTech
Reprodução/WCCFTech
Tudo sobre Apple

A Apple já está atuando no desenvolvimento do processador M3, sucessor direto do atual M2. Conforme as primeiras informações, o próximo chip proprietário da Gigante de Cupertino será produzido com a arquitetura de 3 nanômetros da TSMC e deve ser anunciado no segundo semestre de 2023.

Segundo o periódico taiwanês Commercial Times, o processador M3 recebeu o codinome interno de Malma nos laboratórios da Apple. Então, a terceira geração de processadores da Maçã será produzida em massa com a arquitetura N3E de 3 nm da TSMC.

No próximo mês, a fabricante taiwanesa deve iniciar a produção de chips com a tecnologia N3, que promete aumento de até 15% de desempenho e redução de até 30% no consumo de energia dos chipsets comparado ao antigo processo N5. Sendo uma variante avançada da atual litografia, é esperado que o formato N3E entregue ainda mais potência e eficiência energética.

Continua após a publicidade

Ademais, o futuro M3 não deve seguir a estrutura estabelecida pelos antecessores M1 e M2. Segundo antigos rumores, o processador pode ter até 40 núcleos de processamento divididos em quatro DIEs de processamento.

Processador dos futuros MacBook Air e iPad Air

O artigo do Commercial Times cita que o chip M3 poderá estrear em futuras versões do MacBook Air. Para mais, a Apple poderia lançar notebooks com tela maior e aproveitar o amplo espaço interno para criar melhores soluções de resfriamento dos componentes internos.

Continua após a publicidade

A terceira geração do chipset da Maçã também poderá ser empregada em atualizações do iPad Pro e do iPad Air. Bem como, fontes do portal taiwanês indicam que a marca tem planos de incluir o processador em modelos reformulados do iMac e do iMac Pro.

Possível atraso no lançamento

Conforme o Commercial Times, o chip M3 da Apple será lançado no primeiro semestre de 2023. Contudo, a informação difere da previsão do início da produção em massa da estrutura N3E da TSMC, que deve ocorrer a partir do segundo trimestre do próximo ano.

Continua após a publicidade

Assim, é possível supor que o chipset de 3 nm da Maçã pode ser anunciado apenas no segundo semestre de 2023. A marca norte-americana ainda pode usar a mesma tecnologia da empresa taiwanesa para a produção do A17 Bionic, chip que alimentará o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Por fim, vale mencionar que por se tratar de uma nova estrutura de litografia, a TSMC pode ter problemas iniciais na produção em massa dos primeiros componentes com o formato N3 e N3E. Algo que pode gerar atrasos e influenciar no cronograma da própria Apple.

Fonte: WCCFTech