SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Nvidia firma parceria com TSMC e MediaTek para criar CPUs Arm para PC

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Outubro de 2023 às 17h23

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A entrada da Nvidia no mercado de CPUs domésticas baseadas em arquitetura ARM já havia sido sinalizado na última segunda-feira (23), e novas informações detalham os planos da empresa. Segundo relatórios financeiros da Morgan Stanley Securities, o movimento seria viabilizado por meio de parcerias com a MediaTek e TSMC.

A TSMC já é uma parceria comercial da Nvidia na fabricação de chips para suas placas de vídeo e soluções de IA, e a MediaTek é uma das principais concorrentes da Qualcomm no segmento de processadores ARM para smartphones. Até o momento, as empresas não se pronunciaram sobre o assunto, mas é esperado que o anúncio oficial aconteça muito em breve.

Continua após a publicidade

Ecossistema Nvidia

Atualmente, o segmento de processadores para PCs domésticos é disputado quase que exclusivamente entre Intel e AMD. Até existem algumas poucas exceções móveis de Chromebooks e ultrafinos equipados com Snapdragons, mas eles estão longe de ser mainstream.

No entanto, a AMD por muito tempo era a única empresa a oferecer tanto soluções tanto de processadores quanto de GPUs. Isso permitia que a empresa criasse notebooks e desktops com ecossistema todo AMD, gerenciável por software proprietário.

Continua após a publicidade

Com as placas Intel Arc, a Intel já começou a oferecer esse tipo possibilidade, reduzindo a sua dependência, por exemplo, de parcerias com a própria Nvidia para notebooks de alto desempenho. Naturalmente, o movimento da Nvidia parece muito mais uma medida isolada para expandir seu portfólio.

🛒Compre Notebook Corsair Voyager AMD (Ryzen R7/ Radeon RX6800M) com o melhor preço!

🛒Compre Notebook Gamer Asus Rog Strix G16, Intel Core i9-13980HX com o melhor preço!

Continua após a publicidade

A empresa está investindo cada vez mais em Inteligência Artificial, já tendo anunciado o superchip Grace-Hopper que integra as duas soluções em servidores para IA Generativa e inferência. Dessa forma, sua expertise em IA, já aplicada em CPUs ARM para servidores, associada à sua liderança no mercado de GPUs devem garantir a criação de ecossistemas completos, permitindo melhor otimização e integração de recursos de seus hardwares proprietários.

Fonte: Reuters