Publicidade

Novas placas de vídeo NVIDIA, Intel e AMD chegam apenas em 2025

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech

Segundo fontes ligadas às fabricantes, as novas placas de vídeo NVIDIA, Intel e AMD serão apenas apresentadas em algum momento de 2024. Em conversa com o site holandês Tweakers, durante a Computex 2024, diversas marcas parceiras sugeriram que trabalham com a janela de lançamento das novas GeForce RTX 5090 para a CES 2025, no início do ano, e o mesmo vale para as Radeon RX 8900 e Arc Battlemage.

De maneira geral, a indústria de placas de vídeo trabalha com ciclos bienais de lançamento, e os modelos mais recentes foram lançados em 2022. Tanto por isso, a expectativa é que as novas GPUs chegassem em algum momento de 2024.

Contudo, como praticamente toda a indústria de computação está migrando seu foco para ferramentas e aplicações de IA, é provável que esse redirecionamento tenha interferido nas janelas originais de lançamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nova abordagem para GPUs

Desde o anúncio dos primeiros IA PCs no final de 2023, muito se fala sobre NPUs para realizar tarefas de IA, mas, na prática, a maior carga de trabalho nesse sentido acaba direcionada para as GPUs. Especificamente no caso da NVIDIA, suas placas já trazem componentes dedicados para essas funções desde 2018 e as primeiras RTX 2000 com núcleos Tensor.

Além disso, AMD e Intel já afirmaram que não pretendem mais competir no segmento topo de linha de GPUs. Justamente por essas razões, a NVIDIA não tem tanta urgência para liberar novas placas, já que seu portfólio com as RTX 4000 é extremamente competente, permitindo que a empresa foque a produção de 2024 para as placas de servidor, mais urgentes.

Claramente, Intel e AMD vêm apostando nas NPUs como alternativa para desafogar suas GPUs em tarefas de IA, mas ao que tudo indica isso é apenas uma estratégia para ganhar tempo. Isso porque, a julgar pela nova arquitetura gráfica das Arc Battlemage, ao menos a Intel está trabalhando para entregar esse processamento mais pesado também em suas soluções gráficas.

Apesar de termos bem poucas informações sobre o projeto das novas Radeon RX 8900, é seguro esperar que a AMD também esteja reformulando componentes das novas GPUs para se adequar à nova realidade. Sendo assim, empurrar a janela de lançamento para 2025, durante a CES, pode ser crucial para garantir mais tempo de otimização de tantas tecnologias novas.

Continua após a publicidade

Fonte: Tweakers