GPUs AMD com RDNA 4 terão Ray Tracing melhorado
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A AMD trabalha na próxima geração de placas de vídeo Radeon RX 8000 com lançamento esperado para o fim de 2024, e a expectativa é que esses produtos tragam um considerável salto de performance. Especulações recentes apontam que a futura geração de GPUs com a microarquitetura RDNA 4 terá uma estrutura de Ray Tracing totalmente diferente.
- Review Radeon RX 7600 XT | GPU 'barata' com 16 GB de VRAM
- 3 melhores placas de vídeo para jogar em Full HD (1080p) em 2024
O rumor foi originado pelo informante Kepler_L2, que indicou no seu perfil do X (antigo Twitter) que o Ray Tracing dessas novas placas de vídeo "parece ser totalmente diferente" do que vimos até agora nas GPUs com microarquitetura RDNA 3.
Mesmo com a boa reputação de Kepler, a informação ainda é muito vaga. Embora a AMD realmente esteja trabalhando em muitos avanços com o RDNA 4, o Ray Tracing é um ponto de baixa para o time vermelho quando comparado com sua rival NVIDIA. O time vermelho já mostrou que pode desenvolver GPUs muito competentes, mas ainda precisa convencer em outras tecnologias.
Por outro lado, poucas são as informações conhecidas a respeito das futuras Radeon RX 8000. Rumores sugeriam que a AMD teria cancelado a versão topo de linha das placas, mantendo apenas produtos do segmento intermediário.
Com a chegada da Computex 2024 em junho, é possível que a AMD revele mais detalhes sobre o RDNA 4.