Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPUs Arc Battlemage não terão modelos topo de linha, aponta vazamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2024 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/Intel YouTube
Reprodução/Intel YouTube

Com lançamento previsto para segundo semestre de 2024, as GPUs dedicadas Intel Arc Batllemage Xe2-HPG também não terão modelos topo de linha. As Arc Alchemist, de 2022, já chegaram apenas aos segmentos de entrada e intermediário, e vazamento das especificações das placas Arc B sugere que a Intel não tem planos de rivalizar com as GPUs NvidiaGeForce RTX série 90.

Recentemente, AMD também sugeriu que suas placas Radeon RX 8000 não terão modelos high-end, deixando a Nvidia sozinha no nicho de placas de vídeo entusiastas de altíssimo desempenho. Efetivamente, mesmo as Radeon RX 7900 XT e XTX já não miravam em competir com as RTX 4090.

Continua após a publicidade

GPUs entusiastas não são lucrativas

Em entrevista cedida em 2023 ao veículo japonês ITMedia, o Vice-Presidente Executivo da AMD, Rick Bergman, afirmou que a empresa tinha total condição de desenvolver produtos baseados em RDNA3 e CDNA3 equivalentes às GeForce RTX 4090. Contudo, essa não era a estratégia da AMD para a série Radeon RX 7000, e o mesmo também deve valer para as novas Radeon RX 8000.

"Tecnicamente, é possível desenvolver uma GPU com especificações comparáveis [com as NVIDIA]. Entretanto, se a GPU desenvolvida dessa forma for introduzida no mercado como 'uma placa de vídeo com projeto térmico (TDP) de 600W e preço sugerido de US$ 1.600, ela será aceita para o público mais geral de PC gamers?" - Rick Bergman, VPE da AMD em entrevista ao ITMedia (Japão), mar/2023.

Já na geração passada, a AMD não entendia o mercado de placas entusiastas como algo lucrativo, por mirar em uma fatia de mercado extremamente restrita. Além disso, em termos de desenvolvimento, os custos de produção de GPUs tão poderosas também é elevado, não justificando o investimento para entregar menos unidades de produtos com baixa saída.

Continua após a publicidade

Quando a Intel entrou no mercado de placas de vídeo gamer dedicadas, desde o início ela já desenhou suas GPUs para competir na faixa das RTX 3050, RTX 3060 e RTX 3070. Se valendo do desempenho extra e consumo reduzido proporcionado por processadores equipados NPUs, as placas Arc Integradas das linhas Xe-LPG (de baixo consumo), já entregam desempenho bastante satisfatório mesmo em notebooks ultrafinos.

Sendo assim, faz sentido que tanto Intel quanto AMD, ambas lançando SoCs com NPUs, abandonem os segmentos mais caros e pouco lucrativos de GPUs entusiastas, inclusive de placas dedicadas. Até o momento não é possível prever como os aceleradores de IA embarcados vão otimizar o desempenho de placas Nvidia, mas as duas gigantes dos processadores parecem estar confiantes no resultado para produtos com soluções 100% proprietárias.

 🛒 Compre placas de vídeo Intel Arc pelo melhor preço!

Continua após a publicidade

🛒 Compre placas de vídeo AMD Radeon RX pelo melhor preço!