Publicidade

AMD pode desistir de GPUs de alto desempenho com RDNA 4

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Segundo um rumor que vem circulando há alguns dias, a AMD pode ter desistido de lançar placas de vídeo do segmento high-end para a próxima geração de placas Radeon RX 8000, baseadas na provável microarquitetura RDNA 4.

A informação surgiu do informante Kepler_L2, que tem uma boa credibilidade no mundo do hardware. Na postagem original, o insider sugere que o time vermelho não terá nenhuma GPU topo de linha no futuro, seguindo um movimento similar ao que já aconteceu no passado, com as gerações RDNA 1 e Polaris.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, a especulação acabava aqui, visto que Kepler não forneceu nenhum detalhe adicional e nenhuma outra fonte confiável havia mencionado o assunto antes. Agora, novos informantes corroboraram a informação, indicando que apenas os chips Navi 43 e Navi 44 seriam fabricados e o carro-chefe Navi 41 foi, provavelmente, descontinuado.

De maneira geral, os chips com final 1 e 2 (Navi 21, 31) são relacionados aos modelos Radeon RX x900 e x800. Os com terminação 4, 3 e 2 (Navi 24, 33, 32) geralmente pertencem aos modelos Radeon RX x400/x500/x600 e x700.

A baixa procura por placas de vídeo premium da AMD pode ser uma das explicações para essa nova mudança de rumo. Informações do Steam Survey mais recentes afirmam que as 10 placas mais utilizadas na plataforma são modelos de entrada e/ou intermediários da Nvidia, com o primeiro modelo da AMD aparecendo na 12ª posição em gráficos integrados — ou seja, sequer é uma placa dedicada.

Nos modelos topo de linha, a Radeon RX 7900 XTX é a mais bem posicionada, mas fica atrás da GeForce RTX 4090, que é bem mais cara. As RX 5700 XT e 6700 XT são alguns modelos que se posicionam de forma interessante, mas, mesmo assim, com números relativamente baixos.

Os rumores de uma placa de vídeo topo de linha com chip Navi 41 circulam desde 2020, muito antes da empresa anunciar planos para o RDNA de quarta geração. Com as recentes movimentações do mercado por parte da NVIDIA e Intel, a companhia comandada por Lisa Su pode seguir por outros caminhos.

Futuro da AMD pode estar nas APUs

A equipe vermelha se destaca muito na categoria de APUs, ou seja, processadores com gráficos integrados potentes. Rumores recentes indicam que a próxima geração Strix Point traria uma revisão da microarquitetura, chamada de RDNA 3.5 para os Ryzen 8000 em 2024.

Continua após a publicidade

Não é difícil imaginar uma virada de foco da AMD para o mercado de APUs, uma vez que esses produtos representam o segmento de entrada, muito visado pela maioria dos usuários. Também não é prudente descartar que o RDNA 3.5 seja usado em GPUs dedicadas como uma "revisão" das atuais Radeon RX 7000.

E claro, se a empresa já realizou estratégias como essa antes, esse pode ser só um movimento mais "pontual" para interagir com o mercado de uma forma diferente.

De toda forma, vai ser preciso esperar algum tempo para que a AMD confirme essa informação. As Radeon RX 8000 devem lançar apenas a partir do fim de 2024 e até lá os planos podem mudar novamente.