Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GeForce RTX 5090 terá design de dois slots, muito menor que RTX 4090

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Maio de 2024 às 15h25

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Segundo novo rumor que começou a circular nesta quarta-feira (29), as novas placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5090 terão design reformulado para entregar projeto muito menor. Com uma PCB reduzida e solução simples de duas ventoinhas, as novas GPUs vão ocupar apenas 2 slots do gabinete, sendo muito menores que as gigantescas RTX 4090 Founders Edition.

A informação ainda não é oficial, mas veio do leaker Kopite7kimi, conhecido por ter fontes confiáveis na indústria de hardware

Em uma postagem em seu perfil no X/Twitter, o usuário comentou sobre o tamanho das próximas placas, desmentindo o design de 4 slots para a nova geração.

Continua após a publicidade

O que esperar das GeForce RTX 5090

Além do suposto projeto reduzido, a nova geração de placas de vídeo gamer da NVIDIA irá contar com GPUs da arquitetura Blackwell, projetadas com grande foco no desempenho de IA. Dessa forma, é bem provável que ferramentas como DLSS, de escalonamento de imagem em vídeos de streaming e o próprio codec Nvenc tenham desempenho muito aprimorado na nova GPU.

Além disso, também pela chegada da IA ao mercado doméstico, a demanda por GPUs com mais memória e velocidades maiores é algo que, sem dúvidas, está no radar da NVIDIA. Sendo assim, é provável que os rumores sobre as RTX 5090 com 32 GB de VRAM GDDR7 também se confirmem.

Durante a Computex, o CEO da NVIDIA fará uma apresentação no domingo (2), às 8h da manhã (horário de Brasília). O foco da fala de Jensen Huang deve ser os AI PCs da empresa com os novos CPUs ARM da MediaTek, mas ainda assim é possível que tenhamos algum vislumbre das novas placas de vídeo gamer, previstas para chegarem ao mercado no final de 2024.

A Computex é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, especialmente para os entusiastas de hardware. OCanaltech está em Taiwan cobrindo a Computex 2024, trazendo as novidades mais quentes em primeira mão.