Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia já domina 90% do mercado de IA

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2024 às 15h45

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Novas estimativas apontam que a NVIDIA já detém 90% de representação de mercado no segmento de Inteligência Artificial. A empresa vem investindo em soluções de IA há mais de 10 anos e praticamente toda a infraestrutura instalada atualmente é de produtos como os aceleradores H100, dando à empresa anos de liderança de mercado segundo analistas.

Inclusive, o marco explica o porquê de a empresa ter atingido mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado em avaliação recente, se juntando a outras gigantes como Microsoft. Apenas agora, em 2024, Intel e AMD começaram a entrar, de fato, no setor de IA, mas em uma abordagem mais pulverizada, lançando produtos em escala para expandir em volume.

Continua após a publicidade

Mercado em constante expansão

Isto porque, até o momento, apenas empresas muito grandes, e em sua maioria Big Techs, efetivamente aderiram às soluções de IA, devido principalmente ao alto custo de implantação da infraestrutura. Tomando por base apenas o setor de varejo, mercado extremamente significativo, um estudo da Linx aponta que apenas 16% das empresas do ramo já adotaram IA em seus processos.

Considerando a relevância do setor, é seguro assumir que outros mercados voltados para consumo e serviços também apresentem indicadores semelhantes. Apesar de a atual representação de mercado da Nvidia ser impressionante, a penetração das tecnologias de IA ainda é relativamente baixa em números absolutos, justamente por conta do gigantesco potencial de crescimento nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Isso posto, a empresa, sem dúvidas, está atenta ao movimento da concorrência com produtos mais baratos e otimizados para viabilizar a IA em escala na borda e localmente. Tanto que a NVIDIA já começou a liberar implementações de softwares e serviços de IA compatíveis com GPUs domésticas GeForce RTX, como o RTX Remix.

Essencialmente, toda placa NVIDIA com núcleos Tensor é um acelerador de IA em potencial. Sendo assim, para acompanhar a demanda crescente do setor, basta desbloquear funcionalidades específicas com drivers e novas aplicações compatíveis com sua enorme base instalada de produtos domésticos.

Fonte: Yahoo Finance