Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA | Placas RTX são muito superiores a AI PCs em IA

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2024 às 14h45

Link copiado!

NVIDIA YouTube
NVIDIA YouTube
Tudo sobre Nvidia

Em evento fechado para a imprensa estrangeira, a NVIDIA demonstrou uma série de funcionalidades de IA de suas placas GeForce RTX domésticas. Segundo a empresa, suas GPUs são muito superiores aos AI PCs em cargas de trabalho de IA, e que as NPUs com 10 a 45 TOPS, da AMD, Intel e Qualcomm, são suficientes apenas para tarefas básicas.

As demonstrações cobriram uma série de cenários, como upscaling, geração de imagens por GenAI e desenvolvimento de códigos assistido por IA. Ao longo dos comparativos, mesmo os chips mais modernos eram incapazes de realizar algumas dessas tarefas, ou as executavam apenas em níveis extremamente básicos.

Comparando o desempenho em Stable Diffusion, Blender e Adobe Premier Pro, os AppleMacbook Pro com chip M3 Max tiveram desempenho médio de 50% a 100% abaixo de notebooks equipados com GPUs GeForce RTX 4050, as mais básicas do segmento. Já modelos com GPUs RTX 4090 superaram os topo de linha da Apple em até 7x dependendo da tarefa.

Continua após a publicidade

Consumo energético muito maior

Contudo, o maior problema desse cenário é que o foco da concorrência no segmento de IA é, mais que desempenho, entregar eficiência energética. Os AI PCs, acima de tudo, estão realizando tarefas de IA com consumo baixíssimo, em TDPs pouco acima de 30 W, enquanto apenas uma RTX 4090 mobile pode chegar a 150 W.

Para um usuário doméstico, essa diferença pode não ser tão perceptível na conta de energia por estar diluída entre todos os outros dispositivos da casa. No entanto, em aplicações corporativas com altíssimo volume de equipamentos trabalhando com processamento de IA, o consumo maior irá, fatalmente, influenciar no custo de operação.

Fonte: Benchlife