Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek Dimensity 8200 chega com melhorias pontuais para intermediários

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Dezembro de 2022 às 11h47

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta quinta-feira (8) o Dimensity 8200, mais nova plataforma avançada da companhia para celulares intermediários premium. Apesar de não trazer a ficha técnica robusta indicada pelos rumores, o lançamento chega prometendo alto desempenho com algumas melhorias pontuais em comparação ao 8100, especificamente na CPU, na eficiência energética e no processamento das câmeras e tela.

O componente traz avanços em pontos específicos, começando pela litografia: sai o processo de 5 nm em favor do mais denso de 4 nm, ambos da TSMC. Ainda que seja apenas uma evolução, em vez de uma litografia plenamente nova, a fabricação em 4 nm fornece mais desempenho e reduz de maneira singificativa o consumo de energia, o que deve resultar em melhor autonomia de bateria.

Continua após a publicidade

O segundo aspecto modificado é a estrutura da CPU, que mantém os 8 núcleos mas agora configurados em 1 + 3 + 4, distribuídos em 1 núcleo Cortex-A78 de alto desempenho rodando a até 3,1 GHz, 3 Cortex-A78 trabalhando a até 3,0 GHz e 4 Cortex-A55 de alta eficiência operando a até 2,0 GHz. Vale destacar que esses são os mesmos tipos de núcleos utilizados no Dimensity 8100, mas o 8200 empurra as frequências de operação a patamares mais altos, tirando proveito da litografia mais eficiente.

Também são vistos avanços nas características de tela suportadas com o novo coprocessador MiraVision 785, que agora comporta displays Full HD+ com taxa de atualização de até 180 Hz, contra 168 Hz da geração passada. Além disso, a tecnologia de adaptação automática da taxa para poupar bateria foi aprimorada, junto ao algoritmo que gerencia a emissão de luz azul nociva aos olhos, e há suporte à reprodução de vídeo em 4K com o codec AV1, uma tendência do mercado.

A GPU do Dimensity 8200 é a mesma Mali G610 MC6 presente no antecessor, mas a MediaTek afirma que o desempenho está aprimorado, com ganhos modestos de até 8%. Por aqui, há ainda duas características curiosas: o lançamento de um novo kit de desenvolvimento de software baseado em Vulkan para implementação de Ray Tracing em jogos, e a adoção de VRS (que reduz a qualidade gráfica de pontos específicos para melhorar o desempenho) com Inteligência Artificial.

Continua após a publicidade

Dados sobre a performance do chip com o uso de Ray Tracing não foram discutidos, mas é importante lembrar que não há estruturas dedicadas para a tecnologia na Mali G610. Dito isso, é possível que o recurso seja habilitado e executado via software, como parte de um programa de adaptação desenvolvido junto à ARM e Tecent, cujos resultados ainda não haviam sido divulgados.

No mais, o chipset estreante embarca a APU 580 para recursos de IA, prometendo 13% mais performance, pode lidar com dados de sensores de câmera de até 320 MP graças ao processador de sinal de imagem (ISP) renovado Imagiq 785, e mantém diversos outros aspectos do modelo anterior, incluindo compatibilidade com memórias LPDDR5X, conectividade com Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E, 5G com velocidades de download de até 4,7 Gbps, suporte a armazenamento UFS 3.1 e mais.

Surpreendentemente, o MediaTek Dimensity 8200 chega ao mercado já nesta quinta-feira (8) com a estreia do iQOO Neo 7 SE, primeiro smartphone a sair de fábrica com o lançamento cujas vendas já foram iniciadas na China. Além dele, a Xiaomi confirmou que o Redmi K60E, próximo intermediário da companhia previsto para ser apresentado ainda neste mês, contará com o processador.

Continua após a publicidade

Fonte: GSMArena, Pricebaba