Intel Core i9 12900HK volta a vazar com desempenho superior ao Apple M1 Max

Intel Core i9 12900HK volta a vazar com desempenho superior ao Apple M1 Max

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 25 de Outubro de 2021 às 14h25
Divulgação/Intel

Após diversos vazamentos, a Intel deve finalmente anunciar sua 12ª geração de processadores Alder Lake nesta semana. Os lançamentos prometem saltos de desempenho significativos, em virtude do uso de uma arquitetura híbrida similar à de smartphones, mesclando núcleos de alta performance com núcleos de baixo consumo.

O primeiro segmento a receber a novidade será o de desktops, com as séries K e KF de chips, enquanto notebooks terão de aguardar mais algumas semanas. Ainda assim, os primeiros testes das variantes mobile das CPUs Alder Lake já começaram a vazar, e agora dão os primeiros detalhes de performance em testes obtidos pelo site WCCFTech.

Core i9 12900HK supera Apple M1 Max e massacra Ryzen 9 5980HX

Os resultados vazados foram enviados por fontes do portal e se referem ao Geekbench 5, mostrando os números atingidos pelo Intel Core i9 12900HK, próximo topo de linha da empresa para notebooks desbloqueado para overclocking. A solução marca 1.851 pontos em single-core e 13.256 pontos em multi-core, destruindo as gerações anteriores e a concorrência.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em comparação, o Core i9 11980HK, de 8 núcleos e 16 threads rodando a até 5 GHz, atinge os 1.616 pontos em single-core e 9.149 pontos em multi core, enquanto o concorrente AMD Ryzen 9 5980HX, de 8 núcleos e 16 threads a até 4,8 GHz, atinge 1.506 pontos em single-core e apenas 8.217 pontos em multi-core.

Resultado vazado do Geekbench 5 mostra que o novo Core i9 12900HK deve entregar até 60% mais desempenho que concorrentes (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Os saltos são substanciais: as vantagens do novo i9 12900HK são de 15% em single-core e 45% em multi-core comparado ao antecessor, e de impressionantes 23% em single-core e 61% comparado ao rival da AMD. Os números mostram avanços respeitáveis das novas microarquiteturas, tanto dos núcleos de alto desempenho quanto dos núcleos de baixo consumo, especialmente quando consideramos que os saltos recentes mais marcantes são de 15% em média.

A notícia também é boa para entusiastas e profissionais que não estão dispostos a gastar valores exorbitantes no novo MacBook Pro, equipado com o poderoso Apple M1 Max — o próximo topo de linha da Intel consegue superar o concorrente da Maçã por 3% tanto em single-core quanto em multi-core, números bastante modestos, mas suficientes para manter os notebooks Windows competitivos.

Dito isso, vale lembrar que a eficiência da solução da gigante de Cupertino deve seguir imbatível, graças ao uso da arquitetura ARM, algo que só devemos confirmar com o lançamento dos laptops equipados com chips Intel Alder Lake.

Novidade estreia em 2022 com 14 núcleos e 20 threads

De acordo com os vazamentos, o Intel Core i9 12900HK chegará ao mercado equipado com 6 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, totalizando assim 14 núcleos e 20 threads. Informações sobre clocks e cache ainda são desconhecidas, mas espera-se que a novidade mire em um consumo de 45 W, o que torna os saltos de desempenho frente à geração anterior ainda mais impressionantes.

Com as novas famílias Alder Lake-P e Alder Lake-M, a 12ª geração da Intel para notebooks deve estrear em 2022 (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Cronogramas vazados sugerem que o topo de linha mobile, assim como o restante da família de chips para laptops, devem começar a fabricação em massa ainda neste ano, para estrear oficialmente no início de 2022, possivelmente durante a apresentação da Intel na CES 2022.

Fonte: WCCFTech, NotebookCheck

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.