Intel Core i9 12900H para notebook surge em teste e tem configurações reforçadas
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Enquanto as soluções para desktop da nova família de processadores Intel Alder Lake podem estrear já na próxima semana, as variantes destinadas a notebooks podem ser oficializadas apenas em 2022. Diante desse espaço de lançamento, poucas informações sobre os modelos mobile das novas CPUs da Intel foram divulgadas.
- Intel pretende voltar a ter processadores equipados em futuros MacBooks
- Memórias RAM DDR5 da Kingston são aprovadas em programa de validação da Intel
Ao que se sabe, os componentes manterão o design híbrido visto nas versões para desktop, mas ligeiramente simplificados, para lidar melhor com as limitações térmicas e energéticas do formato de laptops, ainda que acompanhados de GPUs integradas mais robustas. Também está confirmado que a linha mobile assumirá um novo nome — Alder Lake-P.
Agora, dias após vermos o primeiro teste de um dos supostos chips para ultrabooks, um novo resultado de benchmark confirma os primeiros detalhes do Core i9 12900H, topo de linha dedicado a notebooks gamer de alto desempenho.
Core i9 12900H surge em primeiro teste
O registro foi encontrado pelo site VideoCardz e cita explicitamente o Core i9 12900H — como a própria Intel já havia sugerido, a solução deve chegar ao mercado equipada com 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo.
Ainda de acordo com as informações, a máquina testada contava com 16 GB de RAM e GPU Nvidia GeForce RTX 3080. Infelizmente, há poucos detalhes sobre frequências do chip e das memórias, e a contagem de núcleos é erroneamente exibida, com um total de 20 núcleos.
Diante disso, não há como comparar os números registrados com outros notebooks, já que, ao que parece, o teste ainda não está devidamente otimizado para o novo topo de linha mobile da Intel. Apesar disso, já é possível estabelecer que este deve ser um dos processadores para laptops mais poderosos da companhia.
Família Alder Lake-P começa a ser fabricada no final deste ano
Reunindo informações oficiais da Intel com as divulgadas por vazamentos, a família Alder Lake-P engloba agora os chips H de alto desempenho e U de baixo consumo, dedicados a ultraboooks. Essa mudança pode refletir também nos nomes de cada modelo, que podem adotar a letra "P" como sufixo — o vazamento mais recente reforça isso ao citar o Core i7 1270P.
Curiosamente, o i9 12900H foge à regra, o que indica que as variantes mais potentes devem manter o H, para serem diferenciados das soluções mais básicas. Os rumores também sugerem que os chips mobile chegarão ao mercado apenas em janeiro, possivelmente durante a CES 2022. Mesmo assim, sua fase de produção em massa começa ainda neste ano, ao lado da família Alder Lake-M, para tablets e dispositivos mais simples.
Fonte: VideoCardz, WCCFTech