Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i9 12900H para notebook surge em teste e tem configurações reforçadas

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Outubro de 2021 às 12h50

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Enquanto as soluções para desktop da nova família de processadores Intel Alder Lake podem estrear já na próxima semana, as variantes destinadas a notebooks podem ser oficializadas apenas em 2022. Diante desse espaço de lançamento, poucas informações sobre os modelos mobile das novas CPUs da Intel foram divulgadas.

Ao que se sabe, os componentes manterão o design híbrido visto nas versões para desktop, mas ligeiramente simplificados, para lidar melhor com as limitações térmicas e energéticas do formato de laptops, ainda que acompanhados de GPUs integradas mais robustas. Também está confirmado que a linha mobile assumirá um novo nome — Alder Lake-P.

Agora, dias após vermos o primeiro teste de um dos supostos chips para ultrabooks, um novo resultado de benchmark confirma os primeiros detalhes do Core i9 12900H, topo de linha dedicado a notebooks gamer de alto desempenho.

Continua após a publicidade

Core i9 12900H surge em primeiro teste

O registro foi encontrado pelo site VideoCardz e cita explicitamente o Core i9 12900H — como a própria Intel já havia sugerido, a solução deve chegar ao mercado equipada com 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo.

Ainda de acordo com as informações, a máquina testada contava com 16 GB de RAM e GPU Nvidia GeForce RTX 3080. Infelizmente, há poucos detalhes sobre frequências do chip e das memórias, e a contagem de núcleos é erroneamente exibida, com um total de 20 núcleos.

Continua após a publicidade

Diante disso, não há como comparar os números registrados com outros notebooks, já que, ao que parece, o teste ainda não está devidamente otimizado para o novo topo de linha mobile da Intel. Apesar disso, já é possível estabelecer que este deve ser um dos processadores para laptops mais poderosos da companhia.

Família Alder Lake-P começa a ser fabricada no final deste ano

Reunindo informações oficiais da Intel com as divulgadas por vazamentos, a família Alder Lake-P engloba agora os chips H de alto desempenho e U de baixo consumo, dedicados a ultraboooks. Essa mudança pode refletir também nos nomes de cada modelo, que podem adotar a letra "P" como sufixo — o vazamento mais recente reforça isso ao citar o Core i7 1270P.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o i9 12900H foge à regra, o que indica que as variantes mais potentes devem manter o H, para serem diferenciados das soluções mais básicas. Os rumores também sugerem que os chips mobile chegarão ao mercado apenas em janeiro, possivelmente durante a CES 2022. Mesmo assim, sua fase de produção em massa começa ainda neste ano, ao lado da família Alder Lake-M, para tablets e dispositivos mais simples.

Fonte: VideoCardz, WCCFTech