Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desempenho do Intel Core i9-12900K vaza em review da nova Radeon RX 6600

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

Sem alarde, a AMD trouxe ao mercado nesta quarta-feira (13) a nova Radeon RX 6600, solução de entrada focada em rodar jogos com resolução Full HD e qualidade alta. Junto à estreia, os primeiros reviews da placa já foram publicados, mostrando paridade com a RTX 3060, apesar das limitações no processamento de Ray Tracing.

Curiosamente, entre os testes publicados está o do informante Enthusiastic Citizen, através da plataforma chinesa Bilibili. Ainda que não tenha fugido das conclusões de outros especialistas, o review chama a atenção por outro componente: a CPU, que estaria sob embargo. Considerando as últimas publicações do leaker, o componente em questão é o aguardado Intel Core i9-12900K.

Diante disso, a postagem traz novos dados de uso do próximo grande lançamento da Intel e reforça que a aposta da empresa na arquitetura híbrida deve colocar os processadores da família Core de volta a uma posição mais competitiva.

Continua após a publicidade

Core i9 12900K mostra desempenho em review da RX 6600

Além da Radeon RX 6600 da ASRock, a bancada de testes do informante acompanhou 16 GB de RAM da ZADAK, configurados para 3.866 MHz e com timing de CL14, além de um CPU cooler tradicional da marca Sandoghai e Windows 10 Pro, não otimizado para os chips Alder Lake. O destaque vai para a CPU e a placa-mãe, que aparentemente parece se tratar de uma Z690 Steel Legend da ASRock, ainda que a publicação não confirme os detalhes.

Entre os testes realizados, apenas dois exibem resultados diretamente comparáveis com outros processadores: a bateria do 3DMark e os resultados de Forza Horizon 4, em que o leaker realizou uma segunda rodada de testes com o Ryzen 9 5950X, atual topo de linha da AMD. No primeiro caso, no teste TimeSpy, o Core i9-12900K marcou impressionantes 17.915 pontos.

Continua após a publicidade

Em comparação, o Core i9-11900K e o Ryzen 9 5950X atingiram valores entre 13 mil e 14 mil pontos, mesmo quando uma RTX 3090 foi utilizada. O resultado, então, configura uma vantagem de cerca de 25% para a nova geração da Intel. O chip entusiasta da AMD só consegue marcar pontuação similar quando duas RTX 3090 são utilizadas, com SLI ativado.

Os números em Forza são mais modestos, mas mostram um comparativo ideal feito por Enthusiastic Citizen contra o Ryzen 9 5950X, utilizando as mesmas configurações. Nesse caso, o i9-12900K entregou 193 FPS contra 189 FPS do concorrente da AMD, vantagem de apenas 2%, que se qualifica como margem de erro.

No entanto, vale lembrar que, tecnicamente, o concorrente direto do novo topo de linha da Intel é o Ryzen 9 5900X, e não o 5950X, ainda que o componente do time azul traga 16 núcleos, dos quais 8 são de baixo consumo.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que há muitas variáveis que podem afetar o resultado da maior parte dos testes, especialmente considerando que o foco do review era a placa de vídeo e, dessa maneira, não podemos considerar os números como definitivos. Dito isso, os resultados já conseguem ilustrar melhor a performance que a solução deve entregar no uso cotidiano.

Família Intel Alder Lake estreia ainda em outubro

Reunindo as informações já divulgadas pela Intel com as reveladas pelos inúmeros vazamentos, o Core i9-12900K deve chegar ao mercado em configuração de 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, totalizando 16 núcleos e 24 threads. A solução pode contar ainda com 30 MB de cache L3 e duas faixas de frequência em virtude do design híbrido: até 5 GHz para os P-Cores e até 3,7 GHz para os E-Cores.

Continua após a publicidade

A maior parte da família Alder Lake de 12ª geração segue princípios parecidos, mas escalonados de maneira diferente para atender a diferentes demandas de performance e preço. Tudo indica que a Intel revelará todos os detalhes da linha durante o evento Intel InnovatiOn, marcado para o próximo dia 27 de outubro. A pré-venda deve ser iniciada no mesmo dia, com a disponibilidade prevista para uma semana depois, em 4 de novembro.

Fonte: Bilibili, WCCFTech