Intel Core i7 1270P surge em primeiro teste equipado em novo Galaxy Book

Intel Core i7 1270P surge em primeiro teste equipado em novo Galaxy Book

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 11 de Outubro de 2021 às 12h10
Divulgação/Samsung

Com lançamento previsto para o final de outubro, a 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel tem chamado atenção não apenas pela estreia de uma abordagem híbrida, como também pelos múltiplos vazamentos que reforçam que a aposta da gigante de Santa Clara no uso de diferentes núcleos deve entregar excelentes resultados.

Até então, os diversos testes exibiram apenas chips dedicados a desktops, ainda que a linha Alder Lake também seja destinada a notebooks. Essa situação muda agora — o primeiro benchmark de uma solução dedicada a dispositivos portáteis acaba de ser encontrada pelo site WCCFTech, detalhando o que podemos esperar dos laptops da próxima geração.

Novo Core i7 1270P vaza em primeiro teste

O ponto mais importante do registro encontrado é o reforço de que a Intel deve reorganizar toda a linha de processadores para notebooks — o chip em questão é identificado como Intel Core i7 1270P, em vez de 12800H como deveria ser, caso o esquema de gerações passadas fosse seguido. A solução traz 12 núcleos e 16 threads, o que segundo vazamentos deve ser organizado em 4 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Caption

Há ainda 18 MB de cache L3 e clock base de 2,5 GHz, mas clock boost de 9 MHz, o que sugere que o registro ainda foi realizado em uma unidade de testes do processador. Assim sendo, também não é possível ter uma noção dos ganhos de desempenho em relação à família Alder Lake, já que os números não devem representar a performance final do chip.

Dito isso, o resultado é útil para detalhar os planos da Intel, bem como confirmar informações sobre a próxima geração de notebooks da Samsung — o aparelho testado, de número de modelo NP930QED, conta com 16 GB de RAM, possivelmente no protocolo DDR5 ou LPDDR5, e já roda Windows 11 Pro.

Considerando a similaridade dos números de modelo, é provável que o laptop vazado seja um sucessor ou uma nova versão para o Galaxy Book Pro 360 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Considerando as informações apontadas pelo teste, é provável que o aparelho deva atuar como um sucessor ou mesmo uma versão atualizada do atual Galaxy Book Pro 360, laptop premium 2 em 1 da gigante sul-coreana, cujo número de modelo é NP930QDB.

Linha Alder Lake-P deve assumir posto das famílias H e U

Múltiplos rumores já sugeriam que a linha de processadores mobile da Intel seria repaginada, abandonando as conhecidas nomenclaturas adotadas até o momento. As famílias H, de alto desempenho para notebooks gamer e entusiastas, e U (ou UP3), para ultrabooks, podem acabar mescladas em uma nova linha, a Alder Lake-P.

Substitutas das famílias H, U (ou UP3) e Y (ou UP4), as linhas Alder Lake-P e Alder Lake-M devem começar a ser fabricadas no final de 2021 (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Com consumo entre 12 W e 45 W, além da arquitetura híbrida, a linha Alder Lake-P poderia abrir novas possibilidades para notebooks, aumentando o desempenho de máquinas mais finas e turbinando a performance de aparelhos entusiastas sem abrir mão da eficiência, caso as promessas da Intel sejam cumpridas.

Ainda de acordo com os rumores, a antiga linha Y (ou UP4), dedicada a laptops de baixíssimo consumo, seria substituída pela família Alder Lake-M. Além das máquinas super compactas, a novidade passaria a atender também tablets, que precisam adotar refrigeração passiva, sem o uso de ventoinhas, para manter a portabilidade.

Fonte: Geekbench, WCCFTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.