Publicidade

Intel e Samsung estariam competindo por acordo para fabricar chips da Apple

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Outubro de 2021 às 14h10

Link copiado!

Apple
Apple

Com um plano de transição de dois anos, a Apple anunciou no ano passado que passaria a empregar chips proprietários em todos os modelos da família Mac. A estreia da linha aconteceu com o lançamento do M1, poderoso o suficiente para abalar a concorrência, e sua expansão ocorreu nesta semana, com a chegada do M1 Pro e M1 Max, que prometem entregar altíssimo desempenho com eficiência inigualável.

A nova estratégia afetou diretamente a Intel, antiga fornecedora de processadores da gigante de Cupertino, tendo como resposta propagandas exaltando o Windows e as soluções da família Core. No entanto, um novo rumor sugere que a empresa tem planos ambiciosos para reconquistar a parceria com a Apple, mesmo que isso signifique deixar de lado as próprias CPUs.

Intel e Samsung lutam pela fabricação dos Apple Silicon

Continua após a publicidade

Segundo fontes do portal DigiTimes, que costuma ter informações precisas da indústria, apesar do marketing agressivo, a Intel estaria buscando conquistar pedidos de fabricação de alguns dos modelos de chips da Apple. Ainda que não seja exatamente uma estreante no ramo de produção de componentes, contando com fundições próprias pelo mundo, a empresa abriu suas fábricas para concorrentes apenas neste ano, e já fechou acordos com Amazon e Qualcomm.

Os relatos sugerem que a Samsung também estaria tentando atender à gigante de Cupertino, competindo com a Intel pela atenção da Apple, que por sua vez busca diversificar sua cadeia de fornecimento. As informações indicam que a dona dos iPhones contatou fabricantes chineses, bem como uma fornecedora taiwanesa de substratos para os novos chips M1.

Ainda assim, as fontes acreditam que a fabricação da linha Apple Silicon, especialmente dos recentes M1 Pro e M1 Max, deve ser mantida sob a tutela da TSMC, ao menos por enquanto. É difícil dizer se a Apple chegaria a fechar acordos com Intel e Samsung eventualmente, quando consideramos que a gigante chegou a apontar as rivais como "lentas e inflexíveis" anos atrás, mas as possibilidades não devem ser descartadas.

Continua após a publicidade

Modelos mais recentes ameaçam a Intel

Desenvolvido com o novo MacBook Pro em mente, o M1 Max balançou ainda mais a concorrência ao prometer entregar desempenho de laptops gamer de alta performance com maior eficiência. Segundo testes da Apple, comparados com um MSI GE76 Raider equipado com CPU Intel Core i9 11980HK e GPU Nvidia GeForce RTX 3080 de 165 W, sua solução proprietária entrega o mesmo poder de fogo, mas consumindo cerca de 100 W a menos.

Curiosamente, dias antes do anúncio do novo Apple Silicon, o CEO da Intel Pat Gelsinger mostrou interesse em recuperar a gigante de Cupertino para a lista de clientes. O executivo afirmou que a rival "fez um bom trabalho" com o M1, mas que pretendia desenvolver uma solução ainda mais poderosa para atrair a Apple novamente.

Continua após a publicidade

Fonte: iMore