Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPU Intel Arc A370M para notebooks tem nome reforçado por teste vazado

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Janeiro de 2022 às 13h11

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Um novo resultado de benchmark, encontrado pelo leaker TUM_APISAK, mostra o que pode ser um dos primeiros notebooks equipados com a Intel Arc A370M, nova GPU de entrada da gigante de Santa Clara focada no público gamer. Além de nos dar uma ideia do posicionamento da solução, o teste reforça os rumores sobre o sistema de nomenclatura que a Intel deve utilizar para suas apostas no mercado de placas de vídeo.

Intel Arc A370M surge em teste vazado

A GPU básica da Intel foi encontrada no banco de dados do BAPCo, mesmo teste que havia detalhado algumas informações sobre a 13ª geração de processadores Raptor Lake, equipando um notebook de configurações curiosas, com poder elevado. A máquina listada traz CPU Intel Core i7 12800H, de 14 núcleos e 20 threads, 8 GB de RAM DDR5-4800 em single-channel e SSDSamsung 980 de 500 GB.

Continua após a publicidade

O destaque vai para o chip gráfico, registrado como Intel Arc A370M, ponto que reforça o sistema de nomenclatura da família Arc vazado anteriormente. Ao que se sabe, a empresa deve combinar a inicial da arquitetura vigente, no caso Alchemist, com o número da família (700 para high-end, 500 para intermediárias e 300 para básicas) e o modelo, com números como 50, 70 e 80, seguindo as rivais. A letra "M" no final, como esperado, indica se tratar de um modelo para laptops.

O teste não mostra números específicos de desempenho da GPU Arc, nem as especificações do chip, mas boa parte das informações já são conhecidas graças a outro vazamento recente, que trouxe detalhes sobre a possível linha completa de modelos que a Intel oferecerá para notebooks.

GPU deve competir com RX 6300M e MX550

Continua após a publicidade

O leaker @9550pro divulgou nesta semana um suposto slide vazado da Intel, dedicado a listar as configurações de memória das diferentes GPUs Arc. No total, serão 5 configurações de chips diferentes, que variam entre a topo de linha com 512 Vector Engines e a básica com 96 Vector Engines. Espera-se que a Arc A370M seja equipada com uma variante intermediária, a GPU DG2-128, com 128 Vector Engines.

Essa solução contaria com um total de 1.024 núcleos, sendo acompanhada de 4 GB de memória GDDR6 operando a 14 Gbps, em uma interface de 64-bit, para atingir largura de banda de 112 GB/s. As especificações são modestas e, dessa maneira, é provável que a A370M seja uma sucessora para a Iris Xe MAX, concorrendo com modelos como a Radeon RX 6300M e a GeForce MX550.

A família de placas de vídeo gamer Intel Arc Alchemist estava prevista para estrear ainda no primeiro trimestre de 2022, mas os rumores indicam que as soluções devem ser reveladas apenas no segundo trimestre — as informações sugerem que a Intel teria adiado o anúncio para polir melhor os drivers das GPUs.

Continua após a publicidade

Fonte: TUM_APISAK, VideoCardz