Intel anuncia Iris Xe Max, sua nova placa de vídeo dedicada para desktops

Intel anuncia Iris Xe Max, sua nova placa de vídeo dedicada para desktops

Por Wagner Wakka | 28 de Janeiro de 2021 às 10h33
Divulgação/Intel

A Intel anunciou a Iris Xe Max, uma GPU dedicada, mas com foco em aparelhos de consumo e pequenos negócios. Em novembro do ano passado, a companhia apresentou sua primeira placa de vídeo dedicada em anos, a Xe Max, para plataformas mobile. Agora, a empresa faz o mesmo movimento para desktops.

De acordo com comunicado da Intel, a placa traz três saídas para três telas, adaptative sync e suporte a HDR. Assim como as versões mobile, a Iris Xe Max também tem capacidades voltadas para inteligência artificial com acelerador DP4a e deep learning.

O componente carrega 80 unidades de execução e 4 GB de memória LPDDRx. Com isso, a GPU não deve ser voltada para jogos de alto desempenho, mas para empresas e pessoas que precisam de baixa capacidade gráfica.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Modelo da Intel vendido em parceria com a Asus (Foto: Divulgação/Intel)

A proposta da Intel, contudo, não é vender a GPU para o consumidor final, mas disponibilizar o componente em PCs já montados por parceiros. Até o momento, apenas a Asus está listada como fabricante que vai trabalhar com as Iris Xe Max.

Além das duas GPUs, a Intel também está trabalhando em outro modelo: a Xe HPG. Esta sim deve ser voltada para jogos, oferecendo suporte a ray tracing acelerado por hardware e com memórias GDDR6. A expectativa é de que a companhia apresente a placa de vídeo ainda em 2021.

Fonte: Intel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.