Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 melhores processadores da Intel para jogos

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2024 às 17h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Intel

Jogar é uma das atividades que o público dos PCs mais gosta de fazer, e atualmente os games têm ficado cada vez mais exigentes nas peças mínimas e recomendadas para rodar games sem travar. Por conta disso, ter um processador competente é sinônimo de muita confiança na hora de encarar qualquer jogo.

Pensando nisso, o Canaltech listou os três melhores processadores da Intel para games em 2024. O time azul está em uma crescente nos últimos anos e possui opções para o gamer casual, mas também faz bonito quando o assunto é alta performance e muitos frames na tela.

1. Custo-benefício

Continua após a publicidade

No momento em que esta lista é escrita, é um pouco difícil dizer que a Intel possui, de fato, um processador de entrada relativamente atual para indicar. Mas isso não significa que o time azul não tenha um modelo custo-benefício para agradar quem precisa de bom desempenho, mas não pode gastar tanto. Para esse nicho, a companhia conta com o ótimo Intel Core i5-12400F.

Lançado no início de 2022, esse processador é um dos modelos mais baratos e vantajosos da Intel para quem quer montar uma máquina de entrada, geralmente fazendo par com uma RTX 4060 ou RX 7600. Seus seis núcleos e 12 threads com frequência de 4,4 GHz ainda têm bastante fôlego para encarar todos os games atuais e lançamentos por algum tempo.

Estamos falando de um produto lançado há dois anos e que não conta com a arquitetura híbrida da Intel. Portanto, é preciso ter bom senso e entender que esse é um processador gamer mais moderado e sem apostar na força bruta, sendo uma opção que alia uma boa performance diária e em jogos, mas sem exigir demais da carteira do jogador. 

2. Intermediário

Pulando para a categoria intermediária, o Intel Core i5-13600K é considerado por muitos como um dos melhores processadores para games na atualidade. Essa é uma CPU mais recente, que possui 14 núcleos híbridos, sendo 6 de performance e oito de eficiência, com frequência máxima de 5,1 GHz em turbo.

Isso significa que esse modelo servirá para usuários que pensam em jogar em Quad HD ou até mesmo 4K, uma vez que os i5 com terminação 600K são conhecidos por seu ótimo desempenho. Além disso, essa é uma boa opção para muitos jogadores competitivos que pretendem jogar em FHD com taxas de quadros bem altas.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o i5-14600K, versão recente do 13600K, também é outra boa opção. Contudo, o modelo mais novo continua com preços altos e o ganho de performance entre as gerações é bem tímido. Seja como for, os i5 de terminação 600K, com ênfase no Intel Core i5-13600K, são opções certeiras para montar uma máquina de jogos longeva e com muito desempenho. 

3. Topo de linha

Continua após a publicidade

Já no segmento topo de linha, é difícil indicar outro processador que não o Intel Core i7-13700K. Dando bastante foco para games e operações multitarefas, esse é um processador Intel para durar bons anos entregando alto desempenho, seja em games ou em atividades profissionais.

Embora seja recomendado parar nos Core i5 se a sua vontade é apenas jogar, o Core i7 é uma boa pedida para quem trabalha e é gamer, ou para o público que cria conteúdo, mas não pode investir tanto dinheiro em um Core i9, por exemplo. Mesmo sendo mais barato que o chip máximo da Intel, o 13700K e seus 16 núcleos híbridos (oito de performance e oito de eficiência) a 5,4 GHz possuem força o suficiente para qualquer demanda e merece estar nesse top 3.