Como acessar a BIOS do meu computador

Como acessar a BIOS do meu computador

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2021 às 11h10
(Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)

Como tudo no mundo da tecnologia, se o seu computador ainda não deu nenhum problema, um dia ele pode acabar dando e necessitando de um acesso mais profundo para resolver. Para isso, é utilizado a BIOS, programa que vem pré-instalado no firmware dos computadores. Nesse programa, é possível realizar algumas alterações "de baixo nível" no computador.

Mas, como faz para acessar a BIOS? Bom, existem algumas formas de fazer isso, uma por meio do próprio sistema operacional e outra usando um botão específico na hora de ligá-lo. Aqui, o Canaltech reuniu quais são as formas de entrar na BIOS para te ajudar a fazer os ajustes finos que precisar. Vale notar que o tutorial usou como base um computador usando o Windows 10, sendo possível que alguns passos sejam diferentes em outras versões do sistema operacional.

Acessando pelo Windows 10

Com todos os documentos salvos e programas fechados, acesse o painel de configurações do Windows 10 e clique em "Atualização e segurança". Depois disso, no lado esquerdo, clique em Recuperação. Nessa janela, haverá um subtítulo chamado "Inicialização avançada", com um botão "Reiniciar agora". Clique nele.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Wallace Moté/Canaltech)
(Imagem: Wallace Moté/Canaltech)

Na nova tela, clique em "Solução de problemas", depois em "Opções avançadas", e por fim em "Configurações de Firmware UEFI", que tem um ícone de chip com uma engrenagem. Depois disso, basta clicar em "Reiniciar". O computador irá reiniciar e abrir diretamente a BIOS, sem a necessidade de pressionar algum botão específico no teclado.

Qual tecla de atalho abre a BIOS no computador?

É possível acessar a BIOS de seu computador usando uma tecla de atalho, algo especialmente útil caso o sistema não possa ser inicializado. Ao ligar o computador, quando o logotipo da fabricante do seu notebook, desktop ou da sua placa-mãe aparecer, aperte o botão indicado abaixo rapidamente, por várias vezes, até que a BIOS seja acessada. Caso nada seja pressionado, o Windows deve ser carregado novamente, caso esteja instalado no computador.

BIOS pode ter visual diferente dependendo da versão e fabricante do computador (Imagem: Wallace Moté/Canaltech)

Abaixo você encontra uma lista com o botão usado por algumas das principais fabricantes para acessar a BIOS:

Caso usada a tecla certa, a BIOS deve surgir. Algumas já possuem navegação usando o mouse, mas outras ainda utilizam as setas do teclado para acessar as opções.

Agora que você já sabe como acessar a BIOS, lembre-se de não alterar as configurações a menos que tenha certeza do que está fazendo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.