Publicidade

GeForce RTX 4090 não consegue empurrar 240Hz no Samsung Odyssey G9

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)

Um dos monitores mais robustos do mundo, o Samsung Odyssey Neo G9 tem uma tela ultrawide com resolução dual 4K, 240Hz e incríveis 57 polegadas. Um verdadeiro monstro como esse deveria funcionar facilmente com outra besta, a GeForce RTX 4090. Mas não é isso o que acontece, já que a placa da NVIDIA só consegue exibir imagens a 120Hz nesse monitor.

A informação inusitada foi obtida durante uma análise realizada pelo site QuasarZone, que notou a placa da NVIDIA com problemas em exibir a resolução dual 4K (7680x2160) a 240Hz. O veículo destaca que somente as GPUs AMD Radeon RX 7000 com conector DisplayPort 2.1 e o protocolo UHBR 13.5 conseguem usufruir do potencial do monitor da Samsung sem problemas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Aliás, vale dizer que os testes revelaram que nenhuma GeForce RTX 4000 ou Intel Arc conseguiu funcionar a 240Hz na resolução dual 4K do Odyssey Neo G9, seja utilizando a conexão HDMI ou DisplayPort.

E infelizmente os motivos para essa limitação ainda são um mistério. Para que a transmissão de uma resolução tão alta seja realizada junto a uma taxa de atualização como essa, é necessário que ambos tenham as tecnologias necessárias, além de cabos específicos.

Largura de banda alta pode ser um dos problemas

O Odyssey Neo G9 é essencialmente um monitor 8K que foi dividido em duas partes, por isso é chamado de dual 4K. A transferência de uma imagem 4K a 240Hz com 10-bit requer uma largura de banda de 54,84 Gbps. Dobrando esse valor, uma vez que a resolução é o 8K, seriam necessários 109,68 Gbps.

No entanto, o cabo mais rápido da atualidade só consegue transmitir 77,37 Gbps em uma conexão DisplayPort 2.1. Nesse cenário, a imagem precisaria passar por uma tecnologia de compressão de dados chamada Display Stream Compression (DSC), que deixaria a largura de banda em 36,56 Gbps.

No entanto, o DSC pode ter problemas em resoluções diferentes. O dual 4K não é um formato popular, sendo pouco utilizado no mercado doméstico. Assim, a tecnologia de compressão pode não funcionar corretamente e as conexões presentes na RTX 4090 e outras placas não conseguem transmitir a largura de banda necessária.

Também é prudente descartar ocasionais problemas de firmware no monitor, que limitariam o funcionamento em determinadas GPUs. Todavia, ainda não há explicações concretas a respeito do problema e será preciso aguardar até que a Samsung se posicione sobre o caso.

Continua após a publicidade

Fonte: Tom's Hardware