Publicidade

CES 2023 | Novo Samsung Odyssey Neo G9 é primeiro monitor Dual 4K do mundo

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Janeiro de 2023 às 16h40

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Dando início aos seus anúncios para a CES 2023, a Samsung apresentou nesta segunda (2) a versão atualizada do Odyssey Neo G9, monitor gamer extremo da marca que, neste ano, assume o posto de primeiro do mundo a contar com tela Dual 4K — ou "8K Ultrawide", como a gigante prefere destacar.

A empresa revelou ainda o OLED G9, e reapresentou o OLED G8, soluções da família Odyssey que estreiam o painel QD-OLED da companhia, mesmo presente em periféricos como o Alienware AW3423DW.

Odyssey Neo G9 é primeiro monitor Dual 4K

Continua após a publicidade

Sucessor do modelo extremo de mesmo nome lançado em 2021, o Samsung Odyssey Neo G9 2023 (G95NC) escala ainda mais as especificações ao trazer uma gigantesca tela Mini LED de 57 polegadas, em proporção super ultrawide de 32:9. Para tentar manter o display visível, a novidade possui curvatura de 1000R, uma das mais acentuadas do mercado, enquanto seu principal destaque é a resolução, que faria do aparelho o primeiro monitor "8K ultrawide do mundo".

O modelo já havia sido apresentado em um teaser durante o anúncio das placas Radeon RX 7900 XT e XTX da AMD, atendendo exatamente por esse título. No entanto, a situação é complexa: a resolução real do novo Neo G9 é de 7680 x 2160 pixels, o que, na verdade, faz dele um painel Dual 4K, com o dobro de pixels da resolução 4K tradicional (~16,6 milhões, contra ~8,3 milhões). A verdadeira resolução 8K (7680 x 4320) possui nada menos que 4 vezes a quantidade do 4K padrão, atingindo 33,2 milhões de pixels.

Independente disso, o periférico ainda promete altíssima definição, elevada precisão de cores e o contraste intenso característico do Mini LED, além de fluidez para o público gamer com a taxa de atualização de 240 Hz — combinação que tornará obrigatório o uso de uma GPU entusiasta, como as já citadas Radeon RX 7900, para ser totalmente aproveitada.

Continua após a publicidade

Completando a ficha técnica já conhecida estão o acabamento antirreflexivo e a presença da nova conexão DisplayPort 2.1, única capaz de suportar a resolução e a taxa de atualização máximas com HDR sem grande compressão. Outros aspectos, como portas adicionais ou recursos presentes, além de preço e data de disponibilidade, ainda não foram anunciados — a Samsung revela que essas informações serão apresentadas no lançamento oficial, planejado para os próximos meses.

Odyssey OLED G9 é estreia do QD-OLED de 240 Hz

A outra novidade da gigante foi o Samsung Odyssey OLED G9 (G95SC) que, como o nome sugere, emprega o painel QD-OLED da marca. A empresa faz questão de destacar que este é o primeiro monitor OLED do mercado com proporção 32:9, contando com um conjunto de especificações muito similar ao irmão com tela LCD Neo G9. Por aqui, temos 49 polegadas, resolução Dual Quad HD de 5120 x 1440 pixels e curvatura mais modesta de 1800R, sendo o primeiro do tipo com taxa de atualização de 240 Hz.

Continua após a publicidade

Seu maior diferencial é justamente o painel QD-OLED, que promete maior durabilidade ao burn-in (as imagens-fantasma permanentes) e níveis de brilho muito mais intensos que o OLED tradicional por utilizar menos camadas e as combinar com os pontos quânticos, que captam a luz do painel azul (única cor de OLED utilizada) e a transforma nas outras cores, reduzindo o estresse no painel. Aspectos tradicionais da tecnologia, como tempo de resposta de 0,1 ms e o contraste quase infinito, também estão presentes.

A Samsung aproveitou ainda a oportunidade para reapresentar o Odyssey OLED G8, modelo menos encorpado da família que traz painel QD-OLED, mas em 34 polegadas e proporção 21:9, com resolução Quad HD de 3440 x 1440 pixels. A taxa de atualização atinge os 175 Hz, há HDR com certificação DisplayHDR True Black 400, taxa de atualização variável (VRR) com AMD FreeSync Premium e sistema de som estéreo integrado com speakers de 5 W.

Todos os monitores saem de fábrica com o Tizen, sistema operacional das TVs da marca, tendo acesso a variados apps como Netflix e YouTube, além da central Gaming Hub com as plataformas de games na nuvem Xbox Cloud Streaming e Nvidia GeForce NOW. Assim como o Neo G9, os modelos OLED ainda não tiveram a ficha técnica, preços e disponibilidade confirmados — a Samsung apresentará essas e outras informações quando a família for oficialmente lançada.