Intel confirma CPUs Meteor Lake para desktops em 2024
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

Após muitos rumores de que a Intel teria cancelado as versões de desktop dos processadores Meteor Lake, a companhia confirmou que vai lançar essas CPUs em 2024. A informação foi revelada por Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente e gerente geral do grupo de computação para clientes da Intel durante entrevista ao PCWorld.
- Intel Core Ultra e a corrida por IA no mercado de processadores
- TeamGroup anuncia memórias de 6.800 Mhz para workstations
Na ocasião, o jornalista do veículo questionou Michelle se a geração Meteor Lake chegaria aos computadores de mesa. A executiva foi enfática ao dizer que sim e ressaltou que esse lançamento aconteceria em 2024, encerrando uma série de rumores que perduravam por meses.
Antes, os principais vazamentos sugeriam que a Intel pensava em lançar a geração Meteor Lake para desktops, mas desistiu da ideia e focou apenas nos modelos mobile. Agora, com essa confirmação, as coisas mudam de figura e revelam os planos mais aprofundados do time azul para o próximo ano.
Anúncio pode acontecer na CES 2024
Com o lançamento dos modelos para notebooks para dezembro, faria sentido a Intel anunciar as versões de desktops durante a CES 2024, que acontece no início de janeiro. Embora seja uma feira com ênfase maior em portáteis, muitos processadores para PCs de mesa costumam aparecer por lá. Dessa forma, os produtos teriam alguns meses para se destacar no mercado até o fim do ano.
Por outro lado, o fim de 2024 deve estar reservado para a geração Arrow Lake. É esperado que ambos os Meteor Lake e Arrow Lake utilizem o soquete LGA-1851, mas é preciso esperar para entender como a Intel vai posicionar essas duas gerações em um mesmo ano sem que uma ofusque a outra.
Anunciados recentemente no Innovation 2023, os Meteor Lake representam uma enorme evolução para a companhia, uma vez que trabalham com um sistema de chiplets e possuem um chip de IA integrado. Os modelos também contam com melhorias na arquitetura híbrida, introduzindo os núcleos de Performance Redwood Cove e Eficiência Cresmont.
Os notebooks com processadores Meteor Lake serão lançados em 14 de dezembro.