Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exynos 2200 terá GPU AMD com 6 CUs e desempenho de Xbox One, apontam rumores

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Julho de 2021 às 09h55

Link copiado!

Samsung
Samsung

Primeira solução nascida da parceria entre Samsung e AMD, o Exynos 2200, como é conhecido até o momento, é o próximo chipset topo de linha da gigante sul-coreana. Protagonista de um número crescente de rumores e vazamentos, a novidade será revelada ainda neste ano com a promessa de entregar desempenho substancialmente superior ao do antecessor, e até superar com folga a concorrência.

A plataforma da Samsung voltou a vazar nesta quinta-feira (15) ganhando novos detalhes sobre sua estrutura, com destaque para o chip gráfico, que deve ser equipado com 6 Unidades Computacionais (CUs). Os dados reforçam ainda os rumores do desempenho estelar da solução, que pode acabar se aproximando dos consoles da geração passada.

Exynos 2200 deve trazer GPU AMD de 6 núcleos

Continua após a publicidade

Segundo informações do leaker Ice Universe, a Radeon utilizada no novo Exynos terá 6 CUs, ou 384 núcleos, e ocupará toda a região nordeste do chip. Como a própria AMD havia confirmado recentemente, a solução será baseada na microarquitetura RDNA 2, mesma dos novos consoles e da família Radeon RX 6000, e oferecerá inclusive os mesmos recursos, como suporte a Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS).

É importante lembrar que a contagem de núcleos não é o único parâmetro a ser analisado para definir o desempenho de um chip. Exemplo disso é a GPU do A14 Bionic da Apple, presente no iPhone 12 e no iPad Air.

Ainda que traga apenas 4 núcleos, a solução da gigante de Cupertino é atualmente a GPU mais potente para smartphones — para termos uma estimativa real de desempenho, é necessário considerar temperaturas, microarquitetura empregada, clocks e outros aspectos.

Continua após a publicidade

Outro ponto interessante levantado pelo site NotebookCheck é o de que há uma forte possibilidade de o novo Exynos entregar performance próxima a de um Xbox One, cujo poder computacional é estimado em 1,3 TFLOPs.

O portal utilizou a Radeon equipada no recém-anunciado Steam Deck, que atinge 1,6 TFLOPs de poder computacional, como base para as estimativas, e considerou restrições de temperatura e clock, chegando à conclusão de que o chip da Samsung deve entregar algo entre 66% e 75% do que a solução da Valve apresenta, o equivalente a 1,2 TFLOPs.

Mesmo que não seja possível comparar a contagem de TFLOPs diretamente, justamente por conta das diferenças de arquitetura, os números nos trazem uma noção do que esperar, e reforçam o que os rumores e vazamentos apontaram no passado.

Continua após a publicidade

Radeon "Voyager" pode ser GPU mais potente entre celulares

Reunindo as informações oficiais com as divulgadas por rumores, o Exynos 2200 atende pelo codinome "Pamir" e conta com os novos núcleos Cortex-X2, A710 e A510 da ARM, além de ser fabricado no processo de 4 nm LPE da Samsung. A GPU é identificada pelo codinome "Voyager" e traria avanços massivos o suficiente para fazer com que o chipset tenha o uso em notebooks considerado.

Espera-se que a plataforma atinja desempenho 10% maior que o A14 Bionic, e deixe a Qualcomm para trás com uma vantagem de 56% sobre o Snapdragon 888. Acredita-se ainda que o consumo será elevado, assim como as temperaturas, que poderiam causar quedas de até 30% na performance. Mesmo diante desse cenário, no entanto, a Samsung manteria a liderança no mundo Android.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizchina, WCCFTech, NotebookCheck