Publicidade

ARM lança tecnologia de upscaling de imagem para games mobile

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jucyber/Canaltech
Jucyber/Canaltech

A ARM revelou nesta semana a tecnologia Acccuracy Super Resolution (ASR) de upscaling de imagens. A ferramenta se baseia no AMD FidelityFX Super Resolution 2 (FSR2) e visa melhorar o desempenho de smartphones em games, principalmente após a Apple começar a investir em títulos mais pesados nos iPhone 15 Pro.

O ARM ASR renderiza os quadros em resoluções menores e aplica diferentes filtros de pós-processamento antes e depois do escalonamento. Isso permite otimizar quais efeitos são aplicados em quais etapas do processamento gráfico, possibilitando entregar texturas melhores e taxas de quadro maiores, reduzindo o estresse sobre as GPUs mais modestas dos chips móveis.

Vale ressaltar que tanto iPhones quando celulares Android utilizam SoCs com chips ARM, com a diferença que os modelos da Apple trazem projetos proprietários, enquanto o restante do mercado trabalha com chips de diferentes fabricantes, como Qualcomm e MediaTek.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De olho nos PCs em ARM

Apesar de o foco do desenvolvimento do ASR, iniciado em 2016, ter sido o mercado de games mobile, Qualcomm e Microsoft estão se unindo para acelerar a adoção de PCs domésticos com processadores em arquitetura ARM. Além dos investimentos nos Copilot+ PCs, a Qualcomm contratou um ex-engenheiro da AMD especialista em Ray Tracing para melhorar as GPUs Adreno.

Com isso, também oferecer soluções avançadas via software para melhorar a experiência gamer dessas plataformas tem enorme potencial para impulsionar suas vendas, possivelmente ameaçando a hegemonia dos CPUs x86 nos próximos anos.