Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm irá investir mais em Ray Tracing para suas GPUs

Por| 10 de Julho de 2024 às 14h25

Link copiado!

(Imagem: Qualcomm/YouTube)
(Imagem: Qualcomm/YouTube)
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm está investindo em contratações de peso para implementar soluções mais eficientes de Ray Tracing para smartphones e Copilot+ PCs. No último sábado (6), o veterano em Ray Tracing da AMD, Paritosh Kulkarni, postou em seu perfil do X (Twitter) que estaria se juntando à equipe da Qualcomm para trabalhar em drivers para DirectX 12 Ultimate nas GPUs Adreno.

A chegada do engenheiro ao time de desenvolvimento gráfico das GPUs Adreno é bem promissora, especialmente após o lançamento dos chips Snapdragon X Elite e Plus. Isso porque, apesar dos esforços combinados entre Qualcomm e Microsoft e das boas configurações técnicas, os Copilot+ PCs com os novos processadores estão sofrendo para rodar games apenas nos gráficos integrados.

Curiosamente, no início desta semana Kulkarni apagou a postagem original e inclusive desativou suas contas no X e LinkedIn, dando a entender que informação ainda não era pública.  

Continua após a publicidade
“Eu vou me juntar à equipe de prototipagem de drivers DXR da Qualcomm para ajudar com recursos do DX12.2 (DX12 Ultimate), como DXR, mesh shaders e work graphs, e trabalhar com a equipe de arquitetura de GPU para melhorar as GPUs Adreno,” afirmou Paritosh Kulkarni em postagem anterior a desativar seu perfil no X (Twitter).

Ainda mais opções para consoles portáteis

Os smartphones gamer são uma realidade há anos, com os melhores modelos quase sempre trazendo soluções Snapdragon e Adreno. Contudo, a maioria dos títulos lançados para o ecossistema Android são bem mais leves e simples do que games desenvolvidos para PC, tanto pela arquitetura ARM quanto pela API gráfica disponível.

Em compensação, a popularidade do setor mobile inspirou a criação de sistemas como o Nintendo Switch e, mais recentemente, os consoles portáteis para games de PC, como o Steam DeckASUS ROG Ally X e o Zeenix, console brasileiro da Tec Toy

Dessa forma, o reforço da Qualcomm é ainda mais interessante quando consideramos o momento crescente do segmento de portáteis, uma vez que até o momento, apenas AMD e Intel dispõe de APUs de baixo consumo poderosas o suficiente para rodar games de PC em sistemas ultra compactos.

Fonte: Tom's Hardware