Apple lança chip M4 com Ray Tracing e unidade de IA potente
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Além de anunciar o novo iPad Pro nesta terça-feira (7), a Apple também revelou o chip M4 que equipará não somente o recente lançamento, como também seus demais produtos no futuro. Equipado com uma unidade de IA poderosa, tecnologia de Ray Tracing acelerado via hardware, o lançamento ainda traz shaders mesh de forma inédita em um processador da empresa.
- Qual é o melhor Apple Watch para comprar em 2024?
- Apple | Por que a marca da fabricante do iPhone é uma maçã mordida?
O processador é produzido em litografia de 3 nm da TSMC e acompanha uma configuração de 10 núcleos híbridos, sendo seis de performance e quatro de eficiência. Essa é uma boa evolução em relação aos chips M3 da geração passada, que ainda trabalhavam no formato de 4 + 4, gerando um salto de 50% de performance em relação aos antigos M2, que integrarão os novos iPad Air 6.
A parte de processamento gráfico também traz surpresas interessantes para os fãs da Apple. A iGPU embarcada no M4 conta com 10 núcleos e tecnologias como o Ray Tracing acelerado via hardware graças a estruturas especiais presentes no chip. Isso também habilita a compatibilidade de mesh shaders na placa gráfica, assim como a presença do Dynamic Caching, que aloca memória de maneira dinâmica na GPU.
Neural Engine poderosa de 38 TOPS
Teoricamente, as inovações na placa de vídeo integrada tornam o M4 bem mais atrativo para profissionais que dependem desse componente, além de ser uma opção mais parruda em games. A Apple comenta que o desempenho em renderização da peça chega a ser quatro vezes maior que o do M2, enquanto o consumo energético foi reduzido pela metade.
Ponto de atenção da Apple para seus produtos, o M4 chega com a mais poderosa Neural Engine da companhia. Essa estação dedicada para fluxos de trabalho com inteligência artificial consegue executar 38 trilhões de operações por segundo (TOPS), sendo 11x mais potente que a unidade presente no chip A11 Bionic. A engine é combinada com os núcleos do processador, que possuem instruções para machine learning, e a largura de banda da GPU para entregar mais desempenho em tarefas complexas.
Como já era esperado, o novo lançamento da gigante de Cupertino envolve a compatibilidade com os codecs H.264, HEVC, ProRes e o AV1 para iPads pela primeira vez. No novo iPad Pro, o M4 ainda desempenha o papel de canalizar as tecnologias necessárias para a exibição do display Ultra Retina XDR, como precisão e acuracidade de cores.
O iPad Pro com chip M4 já pode ser encomendado na loja oficial da Apple no Brasil, mas ainda não tem data oficial de lançamento por aqui. Os preços são os seguintes:
- Novo iPad Pro 11 polegadas (M4): R$ 12.299
- Novo iPad Pro 13 polegadas (M4): R$ 15.899
🛒 Compre o iPad de 10ª geração com preço baixo no Kabum!