Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google I/O 2023: como assistir e o que esperar do evento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2023 às 10h44

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

A conferência anual de desenvolvedores Google I/O 2023 deve trazer muitas novidades para entusiastas de inteligência artificial, fãs do Android e apaixonados pela linha de celulares Pixel. O evento deste ano promete deixar muita gente impressionada especialmente com o uso versátil das IAs em apps, sites e produtos.

Quando acontece o Google I/O 2023?

O Google I/O 2023 coemça em dia 10 de maio, com o keynote principal acontecendo a partir das 14h (Horário de Brasília), no Shoreline Amphitheater, em Mountain View, Estados Unidos. Haverá transmissão ao vivo via internet da abertura para o mundo inteiro e vídeos com rodadas de aprofundamento em tecnologias específicas para os devs.

Continua após a publicidade

Saiba o que esperar e como está a expectativa para o Google I/O deste ano.

As novidades do Google para 2023

1. Inteligência artificial por todos os lados

Continua após a publicidade

É impossível pensar em um evento do Google para desenvolvedores sem tratar do assunto do momento: as inteligências artificiais. É provável que o foco da maioria dos anúncios seja em tecnologias de IA para produtos e serviços, como na otimização de soluções para a suíte Workspace e o auxílio da escrita de e-mails no Gmail.

O Google também deve apresentar recursos de IA generativa para o Google Ads. Recentemente, a empresa fez uma demonstração para anunciantes sobre como pretende usar chatbots para criar anúncios e campanhas com base em materiais criados por profissionais de marketing.

2. Google Bard

Continua após a publicidade

A principal aposta do Google para rivalizar com o ChatGPT é o chatbot chamado Bard. A tecnologia ainda está em fase de testes fechados, mas muita gente já conseguiu experimentar suas capacidades criativas e responsivas.

Em testes realizados aqui no Canaltech, a IA não apresentou nenhuma grande inovação, principalmente quando comparada ao poderio do Bing Chat — na verdade, o Bard até se saiu pior que os concorrentes na produção de respostas, na assertividade dos conteúdos e na flexibilidade de uso. Por outro lado, a curva de aprendizado parece estar elevada, tanto que o sistema já aprendeu a programar e sabe aprendeu até um idioma sozinho.

A expectativa é que o Bard entre em fase Beta pública, com acesso liberado para todos.

Continua após a publicidade

3. Novo buscador

Pela primeira vez em quase 30 anos, o Google realmente precisa se mexer para não ter o seu buscador ameaçado. O ChatGPT e o rival da Microsoft estão chegando com tudo para revolucionar o setor de pesquisas e podem representar uma ameaça real no médio e longo prazo se nada for feito.

O jornal The New York Times apurou que a Gigante de Mountain View planeja fazer uma revisão completa do seu motor de buscas para incorporar as ferramentas de inteligência artificial já a partir de maio. Portanto, espera-se que sejam mostrados mais detalhes sobre o projeto “Magi” no I/O 2023.

Continua após a publicidade

4. Google Imagen

O Bard roubou a cena nos últimos meses, mas o Google tem uma ferramenta de IA que chamou a atenção no ano passado: o Imagen. Trata-se de um sistema para rivalizar com o DALL-E e Midjourney na criação de artes e fotografias artificiais a partir de descrições de texto.

O serviço ainda seria capaz de criar vídeos a partir do mesmo pressuposto, porém com um efeito de movimento como em um GIF. Nas imagens divulgadas em outubro de 2022 e exibidas acima, o resultado ainda era bem ruim, mas a tecnologia pode ter evoluído nos últimos seis meses.

5. Android 14

Continua após a publicidade

O Android 14 teve sua primeira versão beta lançada em abril de 2023, mas o Google ainda não falou oficialmente sobre as novidades planejadas para o sistema operacional de celulares. É provável que o I/O 2023 seja o local ideal para aprofundar em alguns detalhes técnicos.

A promessa é realizar ajustes menores e entregar melhor desempenho para o Android 14 rodar em todo tipo de celular. Essa versão também será a primeira a permitir a remoção de apps instalados de fábrica, que muita gente acaba nem usando. O software também pode adicionar mais recursos de acessibilidade e oferecer mais opções de personalização da tela de bloqueio.

6. Wear OS 4

Continua após a publicidade

Ainda sem nenhuma informação oficial, o sistema operacional para relógios inteligentes Wear OS 4 pode pintar na Google I/O 2023. O Wear OS 3 foi anunciado em 2021 e já está defasado quase dois anos depois, razão pela qual faz sentido ter uma atualização.

O software deve servir como base para a One UI 5 Watch, anunciada pela Samsung para os smartwatches Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 5. É justamente essa notícia que fortalece os rumores de que o Google pode apresentar o futuro dos relógios inteligentes na próxima semana.

7. Pixel Fold

Continua após a publicidade

Após diversos rumores, o Google finalmente pode revelar mais detalhes sobre o Pixel Fold, seu celular com tela dobrável que se transforma em tablet. O aparelho foi confirmado pela companhia em 4 de maio e mantém estilo da linha Pixel 7, com câmeras em formato de pílula e uso de materiais premium para acabamento.

O dpbrável deve se tornar o principal rival do Galaxy Z Fold da Samsung. Espera-se que o Google apresente vários apps adaptados para tela grande como forma de tirar melhor proveito do visual expandido, que lembra um livro aberto.

8. Pixel 7a

Continua após a publicidade

Embora seja uma conferência de software, o Google I/O também costuma apresentar detalhes sobre os aparelhos a serem lançados pela empresa nos próximos meses. O Pixel 7a deve ser o último modelo intermediário da companhia, que passará a focar apenas nos celulares premium.

Mesmo enquadrado em uma categoria inferior, a expectativa é elevada, porque suas configurações são bem interessantes. O Pixel 7a deve trazer uma tela de 6,1 polegadas, com tecnologia OLED e resolução Full HD.

Como assistir ao Google I/O 2023?

Continua após a publicidade

Desenvolvedores interessados em assistir devem acessar o site do Google I/O para fazer o cadastro. É necessário ter uma conta autorizada pelo Google para acessar os conteúdos mais técnicos.

Quem não é da área também pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube:

Vale lembrar que a Gigante das Buscas sempre publica palestras e anúncios relevantes no seu canal no YouTube, então é bom ficar atento após o evento. O CT também trará resumos dos assuntos mais importantes sobre os dispositivos, softwares e tecnologias anunciados no Google I/O 2023.